Sem categoria

Presidente do Haiti inaugura "semana da reconstrução"

O presidente do Haiti, Michel Martelly, lançou nesta segunda-feira (18) "a semana da reconstrução" da capital do país, Porto Príncipe, destruída em grande parte pelo devastador terremoto de 12 de janeiro de 2010, que deixou mais de 300 mil mortos.

Durante uma cerimônia realizada no Banco da República do Haiti (BRH) situado no centro da capital, Michel Martelly reiterou suas promessas a respeito da reconstrução do país. "Hoje quero recordar-lhes que ainda estou decidido a completar o processo da reconstrução do Haiti", disse.

Em seu discurso ele afirmou que "definitivamente é preciso abandonar a lógica da urgência e pôr o país no caminho da reconstrução".

O presidente lembrou que sua administração se comprometeu a acompanhar e supervisionar as pessoas prejudicadas enquanto se realiza a reconstrução da propriedade. No entanto, especificou que "não haverá presente de imóveis para os atingidos", embora reconhecesse que depois do potente terremoto, a habitação continua sendo um desafio enorme para os cidadãos.

Por sua vez, o governador do BRH, Charles Castel, renovou o apoio da instituição bancária que dirigiu no processo da reconstrução da capital do Haiti.

Castel informou que os trabalhos serão realizados por uma parte com US$ 60 milhões da redução da dívida externa do Haiti pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), fundos que serão destinados principalmente à reconstrução do Palácio de Justiça, do Parlamento, do Tribunal de Contas e do Prefeitura da capital, disse. Por outro lado, indicou que o BRH investirá US$ 200 milhões na reconstrução de outros 15 edifícios.

Com EFE