Jornalistas realizam Curso de Gênero, Raça e Etnia

Estão abertas as inscrições para o curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. O curso é uma das atividades do Ano Internacional das e dos Afrodescendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, e da Campanha do Secretário-Geral da ONU “Brasil: Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”.

O evento é gratuito e vai acontecer em oito cidades: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em São Paulo, será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, das 18h às 22h, na sede do Sindicato dos Jornalistas (rua Rego Freitas, 530 – bairro Vila Buarque).

O programa é dividido em dois módulos, com duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes. O curso foi desenvolvido com assessoria do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil. O curso tem como objetivo preparar jornalistas, profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo para a cobertura de pautas relacionadas ao tema.

A iniciativa faz parte da cooperação estabelecida entre a FENAJ e a ONU Mulheres para o pleno cumprimento dos princípios dos direitos humanos e marcos internacionais referentes ao gênero, raça e etnia no Brasil e no mundo à luz da liberdade de imprensa. É financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

As inscrições vão até o dia 3 de agosto. As vagas são limitadas às 50 primeiras inscrições e destinadas apenas aos jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados (que estejam cursando a partir do 6º período). Informações: cursos@sjsp.org.br – tel: (11) 3217.6299 ramal 6233, com Marlene ou Fábio. Mais informações em www.generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com

De Campinas,
com informações do Sindicato dos Jornalistas