Convocada reunião de emergência pós-atentados na Noruega
O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, convocou nesta sexta (22) uma reunião de emergência logo após o atentado em Oslo e na ilha de Utoya, que provocaram dezenas de mortes.
Publicado 22/07/2011 17:19
No centro da capital norueguesa, uma bomba explodiu em frente à sede do governo, onde se encontram os escritórios de Stoltenberg, provocando a morte de sete pessoas e cinco feridos, informou a imprensa local.
Além disso, em Utoya, uma ilha nas proximidades de Oslo, um indivíduo abriu fogo contra participantes em um encontro do Partido Trabalhista norueguês, do qual participaria o primeiro-ministro.
Informações não confirmadas indicam que pelo menos cinco pessoas foram mortas.
De acordo com o canal estatal NRK, a polícia declarou que os dois ataques estão relacionados.
Em local não identificado por motivo de segurança, Stoltenberg qualificou de a situação de grave e ordenou a evacuação das várias instituições e meios de imprensa.
Anunciou que ainda nesta sexta realizaria uma reunião de emergência em seu gabinete para analisar os efeitos dramáticos e articular uma coalização com as principais forças políticas do país.
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, condenou firmemente "os atos covardes e injustificados".
Na Espanha, o presidente do governo, José Luis Rodríguez Zapatero, transmitiu uma mensagem de condolência ao primeiro-ministro norueguês.
Também o ministro britânico de Relações Exteriores, William Haque, condenou os terríveis ataques e garantiu apoio à Noruega para fazer frente à violência.
Fonte: prensa Latina