Jandira diz que metas do governo para educação são insuficientes

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que a proposta do governo de ampliar os investimentos em educação de 5% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020 é insuficiente. Segundo ela, são necessários pelo menos 10% do PIB para o setor. O discurso aconteceu na posse da UNE, no dia 10.

A proposta de 7% está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), em tramitação na Câmara. “Se a gente compara o Brasil com outros países, vemos que estamos atrás em diversas políticas. Garantir 10% em um país continental como o nosso, em que 10% dos jovens acima de 15 anos ainda são analfabetos, é o mínimo”, disse.

Segundo Feghali, o governo deverá apoiar o aumento das verbas para a educação. “Tenho certeza de que o ministro da Educação (Fernando Haddad) é a favor dos 10%”, afirmou. A parlamentar participa de debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, em conjunto com a União Nacional dos Estudantes, sobre os desafios e perspectivas do Plano Nacional de Educação.

O PNE está previsto na Constituição e deve estabelecer as metas para o setor a cada dez anos. A edição em discussão na Câmara vigorará entre 2011 e 2020.

UNE quer 10% do PIB para educação

O presidente UNE, Daniel Iliescu, também defendeu a aplicação de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. “Esse é o tipo de investimento mais eficaz para democratizar o país e construir uma nação realmente a serviço de sua população”, argumentou.