Lula Morais critica reintegração do prefeito de Santana do Acaraú

O deputado Lula Morais (PCdoB) criticou, nesta terça-feira (30/08) na Assembleia, liminar deferida pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arnaldo Versiani, reintegrando o prefeito de Santana do Cariri, José Maria Sabino (PMDB) e seu vice Roberto Carlos Farias (PSDB). Os dois tinham sido cassados por decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com o parlamentar, o prefeito é réu confesso no caso, por ter reconhecido a utilização de equipamentos e recursos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Lula Morais disse que a decisão do TRE de cassar José Maria Sabino aconteceu a “passos de tartaruga”, após dois anos e meio, enquanto que a liminar do ministro do TSE foi “estranhamente rápida”.

O comunista informou que o TSE recebeu o pedido de liminar na sexta-feira (19), às 17h30, o processo já havia sido distribuído e chegado às mãos do ministro às 19h20. Na segunda-feira, Arnaldo Versiani decidiu anular liminarmente a decisão do TRE. “É muito estranho porque antes da decisão da segunda-feira, os partidários do prefeito já estavam comemorando. Permite-nos pensar que houve uma interferência na Justiça Eleitoral do País”, frisou o deputado.

O parlamentar também avaliou como não usual a velocidade com que o ministro emitiu o despacho. “É estranho porque se trata de um caso completamente esclarecido, onde os réus são confessos. Mesmo assim um ministro muda o acórdão de um colegiado. Ou seja, uma decisão coletiva é mudada de forma monocrática”.

Lula Morais disse que está indignado, assim como a população “do bem” de Santana do Acaraú também está. “Esse prefeito atrapalhou a toda população porque os serviços foram piorados, e a qualidade de vida está comprometida com essa gestão”, disse.

Áudio (Disponibilizado no Portal por uma semana)

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa