Sem categoria

Vice do Panamá anuncia rompimento com governo

O vice-presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, líder do Partido Panamenhista, anunciou hoje que seu partido está rompendo a aliança com o governo e passará a votar no Parlamento como oposição.

Varela, que foi destituído pelo presidente Ricardo Martinelli do Ministério das Relações Exteriores do país, confirmou a informação a uma rede de televisão local. O partido mantinha aliança com o governista Cambio Democrático (CD) há 26 meses.

A partir de agora, cerca de 20 deputados, três ministros e cinco vice-ministros passam para a oposição panamenha.

O presidente da sigla opositora Partido Popular, Milton Henríquez, deu as "boas-vindas" a Varela e ao grupo de partidos que atualmente enfrentam Martinelli.

Varela, por sua vez, foi claro ao dizer que se manterá como vice-presidente, cargo para o qual foi eleito em 2009, e que assistirá às reuniões do gabinete de ministros.

Francisco Sánchez Cárdenas, líder do Partido Revolucionário Democrático (PRD), a legenda de oposição mais importante do Panamá, observou, por sua vez, que a estabilidade política do país tem sido uma das bases sobre as que se assentou o crescimento econômico constante nas duas últimas décadas.

Fonte: Ansa