Comitê do Recife realiza plenárias visando Conferência
O Comitê Municipal do PCdoB do Recife realizou no final de semana as principais plenárias distritais do partido na cidade, reunindo dezenas de militantes e filiados de várias bases. Os encontros são preparatórios à Conferência Municipal do Recife, que acontece no próximo sábado (10), no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, a partir das 9h.
Publicado 06/09/2011 09:56 | Editado 04/03/2020 16:57
As reuniões aconteceram nos bairros de Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife (Distrital 3); e Mustardinha (Distrital 5), na Zona Oeste. Filiados e militantes se reuniram ainda nos auditórios do Comitê Estadual (Comitê PCR); no Núcleo de Educação Física da UFPE (Distrital 4 e Comitê da UFPE) e do Sintepe (Distrital 1), bem como no Clube Flamengo (Distrital 6). Nesta terça-feira (06) será a vez dos militantes da Distrital 2 se encontrarem na Bomba do Hemetério, também na Zona Norte da cidade, a partir das 19h.
Mustardinha
Na Mustardinha, o encontro reuniu 170 filiados e militantes, além de dirigentes do partido, como Luciano Siqueira e José Bertotti, secretário de Organização do Comitê Estadual, além de George Braga, do Comitê Estadual, e Fernanda Lima, do Coletivo LGBT, e Alessandro Freitas secretário de Organização do Comitê Municipal recifense. Foram eleitos mais de 40 delegados à Conferência. A plenária elegeu ainda a nova direção do Comitê Distrital 5 composta por 15 membros dos quais sete são mulheres.
O bairro tem um valor histórico para os comunistas do Recife, pois foi lá que teve início o processo de reorganização do partido em Pernambuco. No início da década de 1980, militaram no bairro Luciano Siqueira, Eufrásio Elias, Augusto Semente e Tadeu Lira, entre outros. À época, a comunidade chegou a receber a visita de João Amazonas, maior liderança nacional do PCdoB.
O Distrital 5 é coordenado por Augusto Semente e composto pelas bases de Jardim São Paulo, Mustardinha, Barro, Totó, Jiquiá, Vila Cardeal e Silva, San Martins, Chico Mendes, Areias. Chico Mendes e Totó são bases compostas só de mulheres. A coordenação do Distrital tem a intenção de organizar operários que trabalham no Complexo Industrial do Curado.
Para Augusto Semente, o processo de debates durante a plenária foi bastante positivo. “Nós discutimos amplamente a resolução, pois as bases tiveram acesso com antecedência ao documento e ao programa socialista”.
Jovens, mulheres e negros
Realziada no sábado (04), no auditório do Sintepe, a plenária da Distrital I reuniu as bases da juventude, Unegro, mulheres, LGBT, educação, entre outras. Segundo Inamara Mélo, secretária municipal de Comunicação, que coordenou o encontro, “o debate foi riquíssimo, demonstrando o entusiasmo dos militantes e a unidade do coletivo partidário em relação à compreensão sobre o atual momento político”.
A exemplo das demais plenárias, o debate foi orientado pelo documento base O PCdoB forte por uma cidade mais humana. No documento, a direção do Comitê Municipal do Recife avalia que “este é um tempo de profundas mudanças”, ressaltando que “o Recife vive sob o impacto do novo ciclo de desenvolvimento de Pernambuco, mas que as desigualdades ainda são profundas”.
“Para que possamos avançar nas mudanças é necessário o fortalecimento do movimento social e um partido forte, de militância organizada para lutar por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, com a implantação das reformas estruturais, como as da educação, urbana, tributária, política, agrária e dos meios de comunicação, bem como pelo fortalecimento do SUS e por uma política de segurança fundada no direito do cidadão a uma vida segura e em paz”, assegura o partido em trecho do documento base.
Conferências municipais
Até o final do mês, a expectativa da direção do partido é realizar conferências em 80 municípios de Pernambuco, reunindo os 13 mil filiados no Estado. Os encontros municipais são preparatórios à 17ª Conferência Estadual do PCdoB, marcada para os dias 24 e 25 de setembro.
Fonte Site de Luciano Siqueira