Parlatino e socialistas venezuelanos homenageiam Allende
O Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) e o grupo nacional do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) informaram nesta sexta (09) que homenagearão o ex-presidente chileno Salvador Allende no domingo próximo, aniversário de 38 anos de sua morte.
Publicado 09/09/2011 15:55
De acordo com uma nota de imprensa, essas entidades renderão tributo ao lutador revolucionário junto com as fundações Orlando Letelier e Pablo Neruda, o Comitê Allendista e a Comunidade Democrática Chilena.
A cerimônia inclui a colocação de uma oferenda floral ante o monumento do ex-dignatário localizado na entrada da Universidade Central da Venezuela, em Caracas.
Na mesma, participarão como oradores o deputado Rodrigo Cabezas, coordenador de Assuntos Internacionais do PSUV, e outras personalidades do âmbito político e social.
Como parte da homenagem ao político, o Ministério de Comunicação e Informação apresentou o livro "Salvador Allende, a via chilena do Socialismo".
A publicação recolhe os seus últimos discursos, desde o pronunciado ante o Congresso de seu país em 1970 até as palavras finais ao povo através da emissora Rádio Magallanes em setembro de 1973.
No próximo 11 de setembro se efetuará no Chile o enterro dos restos de Allende depois que especialistas desse país e estrangeiros validaram, em julho, a tese de suicídio do ex-presidente, durante golpe de Estado encabeçado por Augusto Pinochet nessa data de 1973.
O sepultamento estava previsto para o domingo anterior, mas foi adiada pelo acidente aéreo que deixou 21 mortos no país no último dia 2.
Fonte: Prensa Latina