Assis Melo defende fim do fator previdenciário
O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) defendeu, nesta terça-feira, no Plenário da Câmara, o fim do fator previdenciário, em sessão solene realizada para homenagear o aniversário da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas.
Publicado 12/10/2011 13:17

Assis, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região e dirigente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), destacou a tradição do movimento sindical na luta pelo fim do fator previdenciário.
“Do ponto de vista do movimento sindical, temos que acabar com o fator previdenciário e depois buscar uma alternativa para ele. A ideia de que para usar um direito, o trabalhador tem de abrir mão de outro, e para se aposentar, tem de abrir mão de parte do salário, é um absurdo que só acontece aqui no Brasil. É por isso que estamos nessa luta”, observa.
As discussões sobre o fim do fator previdenciário entre centrais sindicais e governo começaram em junho. Na pauta de negociações, está a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem a perda de direitos. Os líderes sindicais esperam que o governo envie uma proposta ao Congresso Nacional até dezembro.