PCdoB realiza maior conferência de sua história no Piauí
A realização de um concorrido ato Político na Assembleia Legislativa deu início à 16ª Conferência Estadual do PCdoB do Piauí . O evento demonstrou prestígio político, amplitude e a força da militância partido no Estado.
Publicado 23/10/2011 22:14 | Editado 04/03/2020 17:00

O deputado federal Osmar Junior, presidente estadual do PCdoB, fez a abertura da Conferência saudando os delegados vindos de mais de 100 municípios do Estado. “Chegamos a esta 16ª Conferência com centenas de novos filiados, fortalecidos e preparados para enfrentar os desafios. Para nós é uma alegria receber aqui companheiros com quem estamos caminhando na luta há mais de 20 anos, como o governador Wilson Martins, senador Wellington e deputado Ubiraci. Esta nossa aliança permitiu ao Piauí conquistar importantes avanços . Penso que precisamos garantir sua continuidade”, afirmou.
Ainda em sua fala, Osmar contemplou o ministro Orlando Silva, ressaltando o seu caráter de grande valor ao Partido. “O PCdoB tem 90 anos de história construindo a democracia. Nós não vamos aceitar ser caluniados. O ministro Orlando demonstrou competência e seriedade à frente do Ministério. O Brasil vai sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016”.
A direção nacional do Partido foi representada na Conferência pelo senador cearense Inácio Arruda, liderança muito respeitada no Piauí, onde já recebeu a comenda maior do governo do estado, a Medalha do Mérito Renascença . O senador referiu-se à trajetória do deputado Osmar Junior na política. “Osmar é o líder da bancada nacional pela sua grande experiência e capacidade acumulada nestes anos. É um homem que sabe ouvir a todos, respeitar as diversidades de opinião. Sob o seu comando construímos este partido que está aqui hoje alegre, forte e pronto para qualquer batalha”.
O Governador Wilson Martins encerrou o ato político saudando a militância do PCdoB e elogiando o deputado Osmar Júnior. “O que eu gosto do PCdoB é esta alegria, este entusiasmo que eles passam e a firmeza. O Osmar é hoje um homem muito preparado. Ele é uma pessoa capaz de dar o rumo nas horas difíceis. Acho que depois de muito cargos ocupados por ele na política, falta ele ter a oportunidade de chegar ao executivo. O PCdoB pode garantir isso porque é um partido de qualidade extraordinária.
Projeto de Resolução Política e Eleição do Novo Comitê Estadual
A Conferencia teve continuidade no dia seguinte (22) com o debate sobre o Projeto de Resolução Política e Atuação Partidária e finalizou com a eleição do no Comitê Estadual.
O senador Inácio Arruda fez uma abordagem sobre a questão nacional enfatizando o governo Dilma e o papel relevante que o Brasil passou a desempenhar na América Latina e no mundo desde o governo Lula. A Conferência debateu um informe especial sobre os Movimentos Sociais apresentado pelo presidente do Comitê Municipal Elton Arruda. “Temos um balanço bastante positivo da nossa presença na frente de massas, a CTB é hoje uma central consolidada no movimento sindical do estado, na juventude o partido dirige o DCE da universidade federal há três anos e continua crescendo sua influencia. “
Os delegados aprovaram uma moção de apoio ao Ministro Orlando Silva que recebeu, durante todo o dia, inúmeros elogios a trabalho desenvolvido nestes anos .
Foram aprovadas as seguintes Resoluções Gerais: 1- continuidade da campanha de filiações; 2- consolidar as Direções intermediárias com destaque para os comitês Municipais; 3-Eleição de prefeitos em 25 municípios e eleição de vereadores em todos os municípios onde temos presença.
A Conferência finalizou com a eleição do Comitê Estadual, cujo processo iniciou-se no período da manhã, com a apresentação da proposta de chapa. Após ser aprovada, a nova direção foi empossada e a Conferência teve seus trabalhos encerrados pelo presidente Osmar Júnior. “Camaradas, desde ontem estamos reunidos nesta que considero uma Conferência histórica, de onde saímos, cheios de energia, para seguirmos adiante fortalecendo o PCdoB e este projeto que estamos ajudando a construir no Piauí e no Brasil”.