Zito Vieira: Uma declaração de admiração e choro
Confesso que nunca assistir uma ofensiva tão determinada, tão planejada, tão agressiva, tão intensa e tão preconceituosa com o governo da presidência de Dilma Roussef vinda da elite brasileira tendo como instrumento a mídia nacional. Não há como ter ilusão nessa matéria. A disputa política e ideológica com os poderosos do país é duradoura e permanente.
Por Zito Vieira*
Publicado 25/10/2011 17:54 | Editado 04/03/2020 16:49
Foi o presidente Lula e sua extraordinária equipe de governo, dentre eles Dilma Roussef (Ministra da Casa Civil) e Orlando Silva (Ministro do Esporte) que trouxeram o Brasil para os brasileiros através de milhões de novos empregos gerados, de universidades criadas, garantindo acesso de milhares de filhos de trabalhadores para cursar Medicina, Direito, Engenharia, Ciências Sociais e tantos outros cursos de seus sonhos. Os avanços são inúmeros no esporte, na habitação, na saúde, nas políticas sociais e em tantas outras áreas. Evito citá-las para não perder meu foco.
Pode-se afirmar que foi no Esporte onde o Brasil mais de desenvolveu se compará-lo proporcionalmente à outras áreas de governo. A começar não existia Ministério de Esporte no governo anterior, esse era vinculado ao Ministério do Turismo/Cultura coisas feitas para não existir política específica. Foi com o PCdoB e Orlando Silva no comando que o Brasil conquistou a condição de país sede para Copa do Mundo 2014 e as Olímpiadas de 2016, dos 520 atletas brasileiros em plena disputa nos jogos pan-americanos no México 188 são atletas que recebem a bolsa atleta do Ministério do Esporte, milhões de jovens são incluídos socialmente através do Programa Segundo Tempo, centenas de praças da juventude foram construídas nesse país afora, centenas de outras iniciativas a favor do esporte e lazer foram tomadas, construiu-se uma Conferência Nacional de Esporte. Enfim, o Ministro Orlando Silva foi o principal artífice pela implantação de uma verdadeira política de esporte no Brasil. Orlando Silva e seu partido o PC do B foram os principais responsáveis pela consolidação e reconhecimento nacional e internacional do Ministério Esporte.
Diz o ditado popular que “homem que é homem não chora”. – Pois é Orlando!, Eu chorei ontem 21/10/2011 ao lado de minha esposa Carmem e meus filhos Nikolas e Arthrur quando a admirada e respeitada presidenta Dilma Roussef manteve você à frente desse importante Ministério. A presidenta Dilma Roussef honrou o povo brasileiro mais uma vez não cedendo às calúnias, às infâmias da mídia nacional. Te admiro muito Orlando, você honra nosso governo e nosso partido, siga o conselho de nossa presidenta, seja sereno e firme conforme mensagem que te enviei. Por tudo isso, cada vez mais, sou mais Brasil, sou mais Dilma, sou mais Orlando, sou mais PC do B, sou mais o povo brasileiro.
* Zito Vieira é sociólogo e dirigente do PCdoB em Minas Gerais