Sem categoria

Rio e Minas promovem conferências estaduais da Juventude

Após 42 conferências realizadas em todo país, Rio de Janeiro e Minas Gerais se preparam para receber a etapa estadual da 2º Conferência de Juventude, a partir de amanhã. O evento vai até domingo (30), nos dois estados. No Rio, acontece no espaço cultural Circo Voador, localizado no tradicional bairro da Lapa. Em Minas, será no município de Araxá.

Na capital fluminense, o encontro reunirá jovens de estado para um grande debate acerca da construção de políticas públicas específicas para o setor, tendo como objetivo discutir o Plano Estadual de Juventude, em fase de construção, para a elaboração do relatório da Política Estadual de Juventude. A ideia é que o plano seja executado durante cinco anos e reavaliado depois disso.

Para o Superintendente Estadual de Políticas de Juventude do Rio de Janeiro, Allan Borges, a atividade deu um bom salto em relação ao primeiro projeto, realizado há dois anos. Para se ter uma ideia, na primeira conferência, apenas quatro município realizaram as etapas locais. Nesta edição, só os encontros municipais envolveram mais de 20 mil jovens das mais variadas formações e localidades.

“A Conferência consiste em um espaço voltado à participação da sociedade civil – especialmente dos jovens – no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas. A meta principal desta II Conferência Estadual é tirar uma boa resolução para aprovarmos o Plano Estadual de Juventude até o fim de 2011, aproveitando o ensejo do Estatuto da Juventude”, avaliou.

Essa atividade é uma das últimas etapas preparatórias de um processo maior que culminará na 2ª Conferência Nacional de Juventude, convocada pelo governo federal e programada para ocorrer em Brasília, entre os dias 9 e 11 de dezembro deste ano. Ao final do encontro, os participantes protagonizarão a a tarefa de elaborar políticas públicas voltadas para a juventude.

Vale assinalar que a programação faz jus ao badalado local de encontro, a Lapa. Entre mesas de debate e grupos de discussão, estão confirmados shows da Orquestra Voadora e Paralamas do Sucesso.

Em Minas

Para os mineiros, o fim de semana também será marcado pelas discussões em torno das políticas específicas para a juventude, que serão levadas para a 2º Conferência Nacional de Juventude, no final deste ano. O evento ocorrerá no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá (Avenida do Contorno, nº 80, Estância do Barreiro), na cidade de Araxá.

A União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) é uma das organizações presentes nos debates. A entidade, que espera levar cerca de 100 delegados, tem como principal pauta a criação do “Fundo Estadual Social do Minério”.

“As riquezas naturais do país nunca foram exploradas para beneficiar a vida da população e este fundo tem o objetivo de garantir recursos para finalidades sociais, como a educação. Mas, abordaremos também a questão da estadualização e gratuidade nas UEMG’s, a regulamentação do ensino privado, a reinvindicação de mais espaços públicos para juventude e a educação de qualidade”, afirma o presidente da entidade, Rafael Leal, que também explica a importância da UEE na atividade:

“O movimento estudantil historicamente é protagonista das lutas da juventude. Nesta Conferência não vamos perder a marca histórica. A UEE-MG está indo para protagonizar a Conferência, seja na mobilização ou nas pautas, propostas e debate apresentado pelos estudantes.”

Haverá dez eixos temáticos durante a atividade: formação profissional; educação; sexualidade; política sobre drogas; segurança pública; habitação; cultura e conexão; conviver com o diferente; direito de se associar e mobilização social; e diálogo com o governo. Ao final, será aprovado um documento contendo 80 propostas para aprimoramento do Plano Nacional da Juventude, que será encaminhado à Conferência Nacional.

Confira abaixo a programação completa do Rio de Janeiro:

28 de outubro – Circo Voador
14:00 Abertura do Credenciamento
14:00 Abertura do Mini Mundo Mix
18:00 Cêrimonia de Abertura
21:30 Cortejo de Abertura da 2ª Conferência Estadual da Juventude com a Orquestra Voadora

29 de outubro – Circo Voador/Escola de Música da UFRJ
8:00 Reabertura do Credenciamento
9:00 Leitura e aprovação do Regimento Interno
10:00 Grupos de Discussão na Escola da Música da UFRJ (Juventude e educação; Juventude e trabalho; Juventude e cultura; Juventude e Comunicação; Juventude e saúde; Juventude, esporte e lazer; Juventude e tempo livre; Juventude negra; Juventude e Gênero ; Juventude e LGBTT) – Escola de Música da UFRJ
12:00 – Encerramento do Credenciamento dos delegados titulares
12:30 – Almoço
13:00 às 14:00 – Credenciamento dos suplentes
14:00 – Grupos de Discussão (Juventude, cidade e transporte público; Juventude rural e povos tradicionais; Juventude e meio ambiente; Juventude e segurança; Juventude, respeito à diversidade e direitos humanos; Juventude e direito à participação) – Escola da Música da UFRJ
16:00 – Atividades lúdicas (Cia de Teatro do Protejo de Sapucaia; Cia de Aruanda; Cia de Dança do CRJ do Jacarezinho; Cia de Teatro do CRJ Providência)
18:00 – Ciranda #prontofalei
19:00 – Jantar
22:00 Show: Paralamas do Sucesso

30 de outubro – Circo Voador
9:00 – Plenária Final (Aprovação das emendas/ propostas)
12:00 – Almoço
13:00 Plenária Final (Eleição de Delegados/as)
16:00 Rio Parada Funk (Cinelândia)

Com informações da União Nacional dos Estudantes