Sem categoria

Metalúrgicos de S. Paulo aprovam greve para 7 novembro

Os metalúrgicos de São Paulo e Mogi decidiram, em assembleia realizada neste domingo (30), rejeitar as contrapropostas de 7,5% a 8,5% de reajuste salarial das empresas e, a partir da segunda-feira (7), iniciam uma paralisação, caso até lá não haja uma nova contraproposta dos patrões. A assembleia ocorreu na rua, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Liberdade, e reuniu cerca de 5 mil trabalhadores.

Com vaias, os metalúrgicos manifestaram sua indignação com relação às propostas patronais e decretaram estado de greve, não só por um aumento salarial maior, mas também por aumento real nos pisos e garantia de reivindicações sociais importantes, como a estabilidade no emprego para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, que as empresas querem tirar da convenção coletiva de trabalho da categoria.

"A inflação dos últimos 12 meses encerrados em outubro deve ficar em torno de 7%. Queremos aumento real significativo e não vamos aceitar reajuste inferior a 10%. Os trabalhadores contribuíram muito para o aumento da produção nas fábricas. Os patrões têm até o dia 4 para reformular sua oferta, caso contrário, vamos começar a parar a s fábricas a partir do dia 7", disse o presidente do Sindicato, Miguel Torres.

A categoria, com data-base em 1º de novembro, também reivindica redução da jornada de trabalho, PLR para todos, licença-maternidade de 180 dias, inclusão digital, entre outros. A Campanha Salarial é unificada com outros 53 sindicatos de metalúrgicos do estado filiados à Federação dos Metalúrgicos do ESP e à Força Sindical. Ainda não está decidido se a greve poderá ser por empresa, por segmento econômico ou por região.

Solidariedade a Lula

Na assembleia, os trabalhadores manifestaram solidariedade ao ex-presidente Lula e fizeram uma oração pela sua recuperação. "É nossa homenagem ao companheiro Lula, pela sua luta, sua trajetória. Que ele tenha muita fé e força neste momento", disse Miguel Torres.

Fonte: Terra