Sírios realizam manifestação gigantesca pró-governo em Tartous
Com o Mar Mediterrâneo como tela de fundo, milhares de habitantes da cidade portuária de Tartous, no oeste da Síria, realizaram nesta sexta-feira (4) uma gigantesca concentração a favor do presidente Bashar al-Assad.
Publicado 04/11/2011 15:19
Imagens da televisão nacional mostram manifestantes expressando alegria, a imensa maioria jovens, presentes ao evento para expressar também seu apoio ao programa de reformas empreendido pelo governo e o repúdio à intromissão estrangeira nos assuntos internos de seu país.
Nas duas últimas semanas, as províncias de Damasco, Lattakia, Sweida, Deir Ezzor, Raqqa, Hasaka e a cidade de Salamiyah, em Hama, têm sido palcos de enormes manifestações de apoio ao governo.
Uma bandeira síria de dezenas de metros de largura, balões com as cores do país e cartazes com lemas conclamando à unidade nacional, ao respeito à soberania e à rejeição à violência dos grupos armados terroristas caracterizaram a manifestação em Tartous.
A chuva de outono, presságio de dia frio nesta terra de clima temperado, não foi obstáculo para que mais de meio milhão de pessoas, segundo calculou a agência de notícias SANA, se concentrassem na ampla explanada da orla da cidade portuária.
Entre os cartazes, vários expressavam agradecimento do povo sírio à Rússia, à China e a outros países pelo apoio dado nas atuais circunstâncias de intimidação por parte das potências ocidentais.
Em declarações à televisão, os participantes também agradeceram ao pessoal do Exército e da Segurança por seu sacrifício no confronto com grupos armados terroristas que têm desatado a violência em algumas localidades do país, com particularidade intensidade em Homs.
Na quinta-feira (3), as autoridades anunciaram a morte de 13 militares e policiais em choques com os grupos armados, em particular nos bairros de Homs, e dois deles em Idleb.
Citado pela SANA, o professor Bassam Abu Abdullah acentuou que a Síria "sempre será livre e estará unida", agregando que nesta manifestação "a juventude expressa seu apego à liberdade e que a democracia significa a participação pluralista de todos os espectros da sociedade".
A agência de notícias Cham Press assinalou, por sua vez, que uma delegação da comunidade síria residente na Itália de visita ao país se somou à concentração, para expressar sua lealdade à pátria.
Integrantes de um grupo de 65 sírios norte-americanos, que vieram dos Estados Unidos para expressar seu apoio à unidade e à estabilidade do país, também participaram da manifestação em Tartous.
Disseram à televisão que se somaram à multidão para expressar seu respaldo ao programa de reformas e o repúdio à intromissão estrangeira e condenar os canais internacionais que distorcem as informações e atacam a Síria.
Com informações da Prensa Latina