Prefeitura de Juazeiro-BA usa fanfarras para segurar estudantes
A gestão do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, continua investindo em ações para manter crianças e adolescentes nas escolas. Na manhã desta terça-feira (6/12), sete escolas municipais receberam instrumentos musicais para composição de fanfarras. Com os novos equipamentos, agora serão nove grupos formados na Rede de Ensino. A entrega, realizada em frente ao Paço Municipal, reuniu estudantes, equipe de governo e transeuntes.
Publicado 06/12/2011 17:47 | Editado 04/03/2020 16:18
A fanfarra da Escola Terezinha Ferreira Oliveira, que foi montada este ano com recursos do Programa de Autonomia Financeira da Escola (PROAFE), e a Fanfarra Social do Paulo VI abrilhantaram o evento e deram uma palhinha do que poderá ser visto já no próximo ano, no desfile em homenagem à pátria.
A iniciação musical será mais uma modalidade extracurricular ofertada pelo programa Mais Educação, que trabalha com atividades complementares no contraturno de aula. “Fizemos a parceria com o MEC em 2010 que beneficiou 31 escolas. Com a prerrogativa de podermos trabalhar com arte e cultura resolvemos adquirir os instrumentos musicais, pois entendemos que a veia artística é muito viva em nosso município. Com certeza a música auxiliará na formação integral dos nossos alunos”, explicou o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade.
Segundo o prefeito Isaac Carvalho esse será mais um atrativo da educação em tempo integral. “O Mais Educação trabalha com a formação completa do aluno. Já existem várias modalidades exploradas, como esporte, reforço escolar, promoção de saúde, entre outros. A fanfarra vem agregar valor e possibilitar o contato do aluno com a música, que traz em si a disciplina e a capacidade de concentração e aprendizagem em sala de aula”, destacou.
Na escola Leopoldina Leal, por exemplo, a nova aquisição está sendo esperada com ansiedade. “Já trabalhamos com canto e coral dentro do Mais Educação, agora a fanfarra nos auxiliará nesse setor, contemplando mais alunos”, revelou a diretora Kátia Simone. Alexandre da Silva, que cursa a 4ª série, disse que já garantiu sua vaga no grupo, “quero fazer parte da fanfarra e para isso estou me dedicando bastante aos estudos e não faltarei a nenhum ensaio”.
Para o titular da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), Crisóstomo Lima (Zó), a conquista é bastante representativa. “Na minha época de vereador recebi muitos pedidos de doação de instrumentos musicais, por parte de alunos e professores. Agora ninguém precisa mais ir atrás de nada, nem tirar do próprio bolso. Durante muitos anos existia apenas a fanfarra do Paulo VI, agora serão nove, contando com a da Terezinha que também foi montada esse ano”, avaliou. O líder do governo na Câmara, o edis Damião Medrado reconheceu os investimentos do município no setor. “A administração tem priorizado a educação, e para isso vem reestruturando a rede tanto na sede como o interior, investindo no aluno e no educador”, apontou o vereador.
Receberam os equipamentos e certificados das fanfarras, os representantes das escolas municipais Argemiro José da Cruz, CAIC, Guiomar Lustosa, José Padilha de Souza, Leopoldina Leal, Mandacaru e Piloto Mandacaru. Cada unidade de ensino foi contemplada com teclados eletrônicos, corneta, cornetão, surdo, bumbo, prato e caixa de guerra. “Esse é um momento de alegria e vibração. Recebemos a notícia com a certeza de que os alunos farão bom uso dos equipamentos”, assegurou a gestora da Escola Piloto Mandacaru, Maria Betânia.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro na Bahia