Sem categoria

Dilma destaca proposta do Brasil para Rio+20

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça (13) que a proposta do Brasil à reunião Rio+20 inclui a promoção de uma economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.

Também inclui o aperfeiçoamento da administração global do desenvolvimento sustentável, disse Dilma, em sua habitual coluna das terças-feiras "Conversa com a Presidente", ao responder uma pergunta do leitor Adalberto Luz, que lhe perguntou sobre as iniciativas que o Brasil quer discutir no Rio+20.

O Rio+20 é a forma simplificada para referir-se à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro em junho de 2012, onde deve se definir um plano sobre o tema para os próximos 20 anos.

Dilma afirmou que o documento, elaborado pela Comissão Nacional desse encontro, é fruto de consultas com a sociedade, os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e os poderes Legislativo e Judicial.

Entre as propostas, a presidente destacou a criação de um programa de Proteção socioambiental global, a definição de Objetivos de desenvolvimento sustentáveis que deverão ser cumpridos entre 2015 e 2030 e Novos indicadores para medir o desenvolvimento.

"Além disso, o Pacto global para a produção e consumo sustentáveis, o qual inclui as compras públicas", prosseguiu. "Agora, sobre o novos desafios do desenvolvimento sustentável, propomos priorizar temas da agenda social, como a erradicação da pobreza extrema, o combate às desigualdades, garantir acesso à saúde, educação e promoção da igualdade de gênero e racial, entre outros", concluiu.

Fonte Prensa Latina