Sem categoria

Novo secretário Nacional de Esporte toma posse em Brasília

Durante a cerimônia de posse do novo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa, realizada nesta terça-feira (13), em Brasília, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou o papel do novo integrante da equipe em defesa dos interesses nacionais.

“O almirante tem enorme conhecimento e capacidade adquirida pela sua trajetória na Marinha, seu compromisso como homem público e amor ao país. Acredito que essas qualidades são fundamentais na tarefa que ele assume hoje”.

Afonso Barbosa fez carreira de 43 anos na Marinha, de onde se retirou em 2007 no cargo de vice-almirante, e já ocupou posições de destaque no governo. Foi assessor parlamentar da Presidência da República durante a Constituinte (1986-1988) e no gabinete do Ministério da Marinha (1996-1998), além de ter sido diretor de Política e Estratégia do Ministério da Defesa (2005).

Depois de deixar a Marinha, foi assessor especial do secretário municipal de Administração do Rio de Janeiro (2009). Ocupava atualmente a diretoria da Bunge Brasil. “Tenho uma noção muito concreta do tamanho do desafio e do que nós precisamos fazer pela educação, esporte, lazer e inclusão social em nosso país. Eu tenho uma convicção de que precisamos construir uma cultura que junte todos os esforços em uma política de defesa dos direitos do esporte e do lazer”, discursou Barbosa.

O secretário ressaltou que sua missão é traçar o caminho para o futuro em que o esporte e o lazer são vistos como direito de todos e obrigação do Estado. “Devemos formular uma estratégia de planos de ação que junte todos os esforços que estão sendo feitos para dar sentido à política esportiva. Tenho a consciência de que as classes menos favorecidas devem receber prioridade nas ações da secretaria.”

Durante o discurso de transição de cargo, o ex-secretário Wadson Ribeiro destacou a experiência de Afonso Barbosa, que dedicou a vida ao país. “É um brasileiro com toda essa bagagem que assume a secretaria mais importante do Ministério do Esporte, porque ela não trata apenas de medalhas, mas chega a cada canto do Brasil com a missão de levar às crianças e aos jovens o acesso ao esporte educacional, com a expectativa de vida diferente e os valores da solidariedade”.

Fonte: Portal do Ministério do Esporte