Alemanha: Presidente perde a confiança dos cidadãos e pode cair
O presidente alemão, Christian Wulff, perdeu o apoio popular e está debaixo do fogo da imprensa. Neste momento só a mão da chanceler Angela Merkel mantém Christian Wulff na chefia do Estado, avalia o site EuroNews.
Publicado 06/01/2012 11:32
O presidente está envolvido em um escândalo que começou quando o mandatário telefonou ao diretor do jornal Bild para ameaçá-lo e impedir a publicação de uma reportagem sobre um empréstimo privado, quando era o primeiro-ministro da Baixa Saxónia.
Nesta quinta-feira (5) Wulff disse que só pretendia adiar a publicação da reportagem para preparar a sua defesa e desculpou-se na televisão por ter pressionado o jornal.
No entanto, o jornal mais lido da Alemanha, Bild, disse também na quinta-feira (5) que planeja publicar a transcrição potencialmente explosiva da mensagem deixada pelo presidente alemão, Christian Wulff, ao editor do jornal tentando impedir a publicação da reportagem constrangedora sobre um empréstimo imobiliário.
O escândalo pode prejudicar a chanceler Angela Merkel, que indicou Wulff para a presidência em 2010.
Os alemães levam a sério o cargo de presidente. A pessoa no posto deve agir como uma autoridade moral para a nação, defendendo as leis constitucionais, inclusive um compromisso com a liberdade de imprensa. A chefia do governo, no entanto, fica com o chanceler, que atua como um primeiro-ministro.
O apoio público a Wullf caiu de 63 por cento para 47 por cento em questões de dias, mostrou uma pesquisa feita pela televisão ARD.
Com informações de agências