Sem categoria

Louvre terá ala dedicada à arte islâmica

Cerca de duas mil obras de arte islâmicas feitas ao longo de mais de 1,3 mil anos ganharão um novo espaço no museu mais famoso do mundo no segundo semestre deste ano. O Louvre, em Paris, está investindo o equivalente a R$ 230 milhões na sua nova ala de arte islâmica.

A nova ala abrigará a coleção de arte islâmica do Louvre / Fonte: BBC

Esta ala ficará sob um teto de vidro concebido em formato de véu dentro de um pátio interno do museu. O desenho da cobertura foi inspirado nos véus de seda utilizados por muçulmanas. Trata-se da maior obra no museu desde a construção da polêmica pirâmide de vidro há 20 anos.

De acordo com informações do escritório do arquiteto Mario Bellini, responsável pelo projeto, a área terá 4,6 mil metros quadrados e dois pavimentos. No térreo ficarão as obras de arte criadas entre os séculos 7 a 10 D.C.. No subsolo, os trabalhos feitos entre os séculos 11 e 19, além de uma coleção de tapetes.

Mais do que forma, a cobertura de vidro terá função no projeto. Será capaz de filtrar a luz solar e, assim, evitar claridade intensa dentro do prédio. Também poderá ser vista pelos visitantes que estiverem no andar inferior da nova ala. Isso é proposital. Segundo os autores do projeto, a cobertura terá a função arquitetônica de unificar as coleções que ficarão sob ela. O escritório de Bellini foi o escolhido depois de vencer um concurso realizado em 2005 pela direção do museu.

O acervo de arte islâmica do Louvre é formado por vasos esculpidos, pratos desenhados, mortalhas, pratos, esculturas e baús. Todas estas peças foram feitas, segundo a direção do museu, em uma “ampla região geográfica da cultura islâmica por artistas e artesãos que nasceram muçulmanos ou que se converteram”. Estes artistas foram influenciados pelas culturas helenística, romana e da Europa Ocidental.

Uma das obras é um painel formado por 60 placas utilizado para decorar o mausoléu do sultão Selim II (1524-1574) do Império Otomano. Outras são um astrolábio de 1145 e um prato de cerâmica talhado no século 10 com uma técnica desenvolvida no século 8 para decorar vidro.

Esta não é a primeira “incursão” do Louvre no mundo árabe. Em março de 2007, os governos da França e dos Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo para construir uma filial do Louvre em Abu Dhabi. A nova unidade, que deverá promover um “diálogo” entre as culturas do ocidente e do Oriente Médio, deve ser inaugurada em 2014.

O Louvre foi construído entre os séculos 12 e 19 pelos reis da França. A primeira parte do prédio foi concebida durante o reinado de Filipe Auguste (1180-1223), para proteger Paris de ataques. Era para ser uma fortaleza, mas com o passar dos anos ganhou anexos construídos conforme o desejo do monarca da vez.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe