Festival exibe filmes de países da Alba em Bruxelas
Um festival de cinema dos países membros da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) começará na próxima semana, em Bruxelas, também denominada capital da Europa.
Publicado 13/01/2012 15:54

No evento, que se estenderá de 19 a 29 de janeiro, serão exibidos filmes de Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua e Venezuela para mostrar ao público a produção cinematográfica dessa região e a riqueza cultural de seus povos.
O festival terá como sede o centro cultural Piano Fabriek, um projeto da Comissão da Comunidade Flamenca que, além de oferecer atividades de caráter internacional, é uma oficina de formação artística e recebe a cada dia centenas de visitantes.
Abrirá o festival a projeção do filme cubano Casa Vieja (Casa Velha), dirigida por Léster Hamlet, e que conta entre seus protagonistas principais com Alberto Pujol, Isabel Santos, Manuel Porto e a recém falecida Adria Santana.
Cuba também estará representada na amostra pelo filme La Edad de la Peseta (A Idade da Peseta), de Pavel Giroud, ganhadora do Prêmio Glauber Rocha da agência Prensa Latina no 28 Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de 2006.
A Nicarágua apresentará o documentário "Desde el barro al sur" (Do barro ao sul), a Bolívia o fará com "Bajo los volcanes" (Sob o vulcões) e "InalMama, Sagrada e Profana", enquanto pelo Equador estarão "Mete gol, gana" (Mete gol, ganha) e "Prometeo deportado".
Venezuela exibirá o filme de ficção "Macuro" e fechará esta mostra da ALBA com o documentário "Posada Carriles, terrorismo made in USA".
Fonte: Prensa Latina