PCdoB deixa legado positivo na política de esportes em Campinas
No texto a seguir, o ex-secretário Gustavo Petta aborda as principais realizações que elevaram o papel do esporte no município, entre as quais destaca a construção do Centro Olímpico de Alto Rendimento, a abertura de 26 km de ciclofaixas, abrigar as Olimpíadas Universitárias (JUBs), maior evento esportivo do gênero no país, e a pré-seleção de Campinas como uma das sub-sedes da Copa 2014.
Publicado 17/01/2012 14:12 | Editado 04/03/2020 17:17

Esporte em Campinas: avanços e limites
* Por Gustavo Petta
Nos últimos três anos lideramos o trabalho da Secretaria de Esportes de Campinas procurando aproveitar ao máximo o ótimo momento que o Esporte vive no Brasil, trazendo investimentos públicos e privados para a cidade. A preparação para a realização dos grandes eventos esportivos no país coloca o tema na agenda nacional de desenvolvimento. Ele passou a ser visto como importante instrumento para a Economia, a Educação, a Inclusão Social e Visibilidade Internacional do Brasil. Neste texto procuramos relatar os avanços e limites dessa atuação em Campinas e os desafios do próximo período.
A concepção que guiou o nosso trabalho foi de que a administração pública deve observar o Esporte como um direito social e obrigação do Estado oferecê-lo ao conjunto da população através de políticas públicas. O consideramos nas suas diversas dimensões – a do alto rendimento, educacional, lazer e participação, saúde e qualidade de vida e econômica -, em uma visão integrada e complementar, sem cair em falsas contradições.
Além disso, buscamos sempre integrar nossas ações com outras vinculadas a direitos fundamentais da população, como saúde, educação e cultura. Vale ressaltar também que construímos as políticas e programas com grande participação da população, através de inúmeras reuniões, do Governo Itinerante, da Conferência Municipal realizada em 2010, do Conselho Municipal do Esporte, incentivando a participação da sociedade na elaboração, construção e fiscalização do nosso trabalho.
Seguem abaixo as conquistas e avanços desse período separados pelas dimensões que trabalhamos o tema.
Esporte e Alto Rendimento
– Construção do Centro Esportivo de Alto Rendimento – inauguração do Complexo de Atletismo, Parque Aquático, Quadras de Tênis e inicio das obras do Ginásio Poliesportivo.
– Parceria Campinas/Medley – a cidade voltou a ser referência no vôlei nacional. Oitava colocada na Liga Nacional e vice-campeã Paulista. Trabalho de base junto com o Clube Fonte São Paulo.
– Parceria Pulo do Gato/Wizard/FIEC – Voltamos, depois de mais de uma década, a ter representação na elite do futsal paulista. Pela primeira vez chegamos à final de um campeonato da Federação. Um forte trabalho de base.
– Atletismo: a ORCAMP se tornou a terceira melhor equipe do país. Por duas vezes, ficamos entre as três melhores equipes no Troféu Brasil da modalidade. Cinco atletas foram para o Pan e o Mundial representar o Brasil. O apoio do FIEC, de Empresas Privadas e o uso do CEAR foram fundamentais.
– Parceria Campinas/AMIL: fechamos a parceria que irá permitir que a Cidade volte a ter representação na Liga Nacional de Vôlei Feminino em 2012.
– Parceria Pinheiros/Campinas: o principal Clube do país terá seus atletas treinando no CEAR para Londres 2012 e, como contrapartida, irá dar apoio técnico para equipe de Campinas.
– Jogos Regionais/Abertos: aumentamos a representação nas competições oficiais, mas não conquistamos o objetivo de vencer os Jogos.
– Convênio com a CBB: assinamos com a Confederação Brasileira de Basquete protocolo de intenções que torna Campinas sede de treinamentos do Basquete Brasileiro. A parceria terá como sede o futuro Ginásio do CEAR.
– Convênio Bolsa Atleta com a Anhanguera Educacional: Mais de 50 bolsas integrais e 25 parciais são cedidas aos principais atletas da cidade. Ajuda fundamental para impedir saída prematura deles para outras cidades. Soma-se o apoio do FIEC e transporte para as equipes.
– Trampolim Acrobático: trabalho da SMEL proporcionou a convocação de dois atletas para o Mundial na Inglaterra.
Esporte e Educação
– Realização do JEM – Jogos Estudantis Municipais: em parceria com Secretaria da Educação realizamos três edições do evento que reuniu três mil estudantes em cada evento, de todas escolas da rede municipal. Jogos de caráter participativo e recreativos voltados à formação integral das crianças e jovens e estímulo à prática esportiva. Próximo passo é a integração com a rede estadual.
– A volta dos JUCs – Jogos Universitários de Campinas: Depois de mais de 20 anos, voltamos a realizar os Jogos em Campinas. Retomando a tradição, reunimos mais de sete mil estudantes-atletas em três edições e com a participação de 14 instituições universitárias.
– Segundo Tempo – Programa do Ministério do Esporte pela primeira vez foi oferecido pela SMEL. Cerca de cinco mil crianças nas regiões de maior vulnerabilidade social da cidade foram atendidas. Aulas de várias modalidades oferecidas por profissionais de educação física junto com complemento alimentar.
Esporte, Saúde e Qualidade de Vida
– Instalação de ATIs- Academias da Terceira Idade: Dez unidades foram instaladas em pontos de grande circulação com estagiários de educação física orientados a acompanhar os usuários.
– Aumento dos Grupos de Idosos: mais de 50 grupos espalhados pelas cinco regiões da cidade são acompanhados por profissionais de educação física e estagiários orientados em atividades físicas. Participam de atividades sociais através do Programa Viva Mais.
– Aumento dos Grupos Centro de Saúde: mais de 30 grupos de Unidades Básicas realizam atividades físicas e caminhadas por profissionais da saúde capacitados pela SMEL.
Esporte, Lazer e Participação
– Criação da Ciclofaixa de Lazer: em parceria com a EMDEC inauguramos dois trechos de mais de 26 km no Centro-Taquaral e na região Ouro verde. Funcionam aos domingos pela manhã levando segurança e estímulo aos usuários de bicicleta.
– A volta das Ruas de Lazer: Lei aprovada e sancionada que permite fechamento de Ruas aos domingos para lazer e recreação com segurança. Em implantação.
– Fortalecimento do Campeonato Futebol Amador: realizamos três edições com mais de 200 equipes em três séries e futebol feminino. Pela primeira vez gratuito, com transmissão das três principais rádios da cidade e ampla cobertura. Abertura e encerramento realizados nos Estádios da Ponte Preta e do Guarani.
– Virada Esportiva: Inédita em Campinas, foram duas edições com eventos espalhados por mais de 24 horas. Participação de milhares de pessoas em dezenas de modalidades esportivas. Passou a ser o maior evento esportivo de Campinas.
– Criação do Campeonato de Futebol de Base: foram três edições com mais de 40 equipes. Primeiro Torneio sub-12, 14 e 16 gratuito na cidade. Em 2001, também tivemos o Feminino.
– Campinas Especial: Atividades, torneios para integração de portadores de deficiência mental. Programa de atendimento em Praças Esportivas e eventos de integração.
– Intercaps: Três edições municipais e uma Estadual que reuniu Grupos dos CAPS para integração dos pacientes da Saúde Mental.
– Criação dos Jogos Municipais do Idoso: Duas edições com ampla participação em diversas modalidades. Garantiu a melhor representação da cidade na história do JOI/JORI em 2011.
Esporte, Economia e Grandes Eventos
– Sub – Sede Copa 2014: Campinas foi pré-selecionada para se tornar Centro de Treinamento de Seleção (CTS). O COL da FIFA recebeu formulário da Cidade e visitou Hotéis, Aeroporto e os Clubes inscritos. Somos considerados favoritos e já recebemos representantes da Seleção Inglesa de Futebol. Estamos no catálogo do Comitê de São Paulo e temos agendada visita da Seleção Norte-Americana de Futebol.
– Sub-Sede Rio 2016: o CEAR e o Ginásio do Taquaral foram aprovados pelo Comitê Rio 2016 para receberem seleções durante fase de preparação dos Jogos Olímpicos.
– Olimpíadas Universitárias/JUBS: pela primeira vez sediamos os JUBs organizado pelo COB. Mais de quatro mil atletas do Brasil estiveram em Campinas no principal evento esportivo universitário do país. Grande retorno econômico e visibilidade para a cidade.
– Circuito ATP Tênis: depois de 10 anos voltamos a ter Torneio da ATP na Cidade. Participação do maior tenista da história de Campinas, Ricardo Mello.
– Mundial de Damas Feminino: Em Aquário no centro da cidade, evento reuniu melhores damistas do mundo. Mais de 10 países representados.
– Brasileiro de Xadrez: Principais mestres brasileiros reunidos na cidade durante uma semana.
– Sul-Americano de Futsal Feminino: Oito seleções em Torneio realizado na UNICAMP.
– Troféu Brasil Master de Atletismo: no CEAR reunimos os principais atletas máster do Brasil.
– Destaque Esportivo: Três edições para premiar os principais acontecimentos do Esporte na cidade. Mais de 40 jornalistas elegem os destaques em várias áreas. Jantar celebra essa homenagem a atletas, treinadores, dirigentes, etc.
– Mais de 200 eventos esportivos por ano: Campinas está entre as dez cidades do país e é a segunda no Estado de SP que mais realizam eventos esportivos. Chegamos, em 2011, a mais de duzentos, com destaque para 25 Corridas de Rua.
Esporte e Infraestrutura
– Construção da Praça da Juventude: convênio com Ministério do Esporte, a praça possui campo de futebol, quadra coberta, teatro de arena, pista de skate e outros. Em construção na região dos DICs.
– Construção das Praças de Esporte e Cultura: aprovados em Brasília com previsão de início das obras em Março/12. Equipamento previsto para Jd. Florence e Boa Esperança, com campo de futebol, quadra coberta, pista de skate, anfiteatro e outros.
– Reforma do Rogê Ferreira: Ginásio foi reformado em parceria com SANASA. Banheiros, quadra, telhado e parte elétrica revitalizados.
– Reforma da Praça do São Bernardo: em reforma a tradicional praça da cidade. Obras iniciadas para reforma dos banheiros, pista de atletismo, entrada e outros.
– Revitalização da Praça do Jardim Eulina: praça reformada e entregue em outubro de 2011.
– Revitalização do Balneário do Taquaral: reformado e entregue em dezembro de 2011.
– Iluminação das Quadras de Tênis: reforma e iluminação em dezembro de 2011.
– Ademar de Barros: construção de salão esportivo iniciada.
– Criação do Clube Jorge Mendonça: construção de piscina para concluir o Clube Municipal no Parque Floresta, na região do Campo Grande. Em obras.
– Construção do Clube Municipal do Anhumas: Clube Municipal inaugurado em Novembro 2010 com piscina, quadra coberta, campo de futebol e outros.
Alcançamos um patamar mais elevado para o Esporte de Campinas. A cidade voltou a ter um papel importante no cenário esportivo nacional, como sede para grandes eventos, equipes fortes e revelando atletas para o Brasil.
Em resumo, podemos dizer que melhoramos nossa infra-estrutura com investimentos públicos e privados, aumentamos as opções de lazer na cidade, dialogamos e realizamos eventos para todos os segmentos da cidade, evoluímos na nossa representação em várias modalidades, além de aproveitarmos o esporte como instrumento de inclusão social. Enfim, avançamos muito nos últimos anos. Somado a tudo isso, está o fato de Campinas estar muito próxima de ser escolhida como Sub-Sede para Copa do Mundo, o que trará visibilidade internacional, retorno econômico e a oportunidade de participar desse grande momento que o Brasil vai viver em 2014.
No entanto, é preciso também, observar os limites e principalmente os próximos desafios. Não conseguimos reformar e melhorar a situação de vários equipamentos esportivos, não concluímos a realização do concurso público pra contratação de profissionais de educação física e funcionários e a integração entre a coordenação de iniciação esportiva e a de alto rendimento foi limitada. Essas limitações, reforçadas pela crise política aguda que a cidade vive, atrasou a consolidação de um Sistema Municipal do Esporte e Lazer. Alguns passos foram dados, mas certamente esse é um desafio para o próximo período.
Desejo e acredito que os avanços conquistados nesses últimos três anos serão mantidos e ampliados e as limitações e erros, superados. Como ex-secretário e campineiro vou torcer pela evolução do esporte em nossa cidade e estarei à disposição para ajudar os colegas da Administração e da Comunidade Esportiva a buscar os caminhos que tornem Campinas uma cidade mais justa, saudável e esportiva!
De Campinas, Gustavo Petta, ex-Secretário Municipal de Esportes de Campinas