Sem categoria

Haiti: Duvalier responderá apenas por desvio de recursos

 O juiz de instrução encarregado do caso do ex-presidente haitiano Jean-Claude Duvalier recomendou que o ex-ditador seja julgado por desvio de recursos. O magistrado não se referiu às demais acusações que pesam sobre o ex-ditador, que vão desde desaparecimentos até torturas e assassinatos.

Estas acusações de crimes contra a Humanidade apresentadas por opositores contra "Baby-Doc" Duvalier, que voltou ao Haiti em janeiro de 2011 depois de 25 anos de exílio na França, não foram levadas em consideração.

Duvalier herdou o poder de seu pai, François Duvalier, o 'Papa Doc', em 1971 e governou o Haiti até que foi deposto em 1986 por um golpe militar. Durante a ditadura de pai e filho, morreram milhares de pessoas e outras foram torturadas.

Nas últimas semanas, o ex-ditador, de 60 anos, viajou diversas vezes pelo país e foi inclusive escolhido por estudantes de direito para ser homenageado em uma formatura, o que enfureceu seus críticos e vítimas de seu regime.

"Duvalier será acusado de malversação de fundos públicos, não por outras questões penais", explicou uma fonte, que especificou que, com o atual processo, "Baby Doc" poderá ser condenado até no máximo cinco anos de cadeia.

Reynold Georges, um dos advogados de Duvalier, explicou que entrará com recurso contra a decisão de acusar o ex-dictador de corrupção, com o argumento de que o Tribunal Supremo do país já lhe havia declarado inocente de tal acusação. Duvalier pode ter desviado entre 300 e 800 milhões de dólares enquantoesteve à frente do país.

A decisão do juiz também será contestada pelos advogados das vítimas, segundo Mario Joseph, que encabeça o Comitê Internacional de Advogados no Haití. "O juíz não pode decidir só julgar Duvalier pelos crimes de corrupção. Deveria ser julgado por violações, torturas, desaparecimentos, assassinatos e crimes contra a Humanidade", assinalou.

Com agências