Partidos querem transparência e legitimidade nas eleições

Dirigentes municipais do PSB, PT, PCdoB, PMDB e PPS divulgam nota a respeito da eleição para prefeito de Campinas. Embora não assine a nota, o PRTB manifestou concordância com os termos. A cidade elegerá um novo prefeito para um mandato tampão até dezembro devido à cassação do ex-prefeito Hélio de Oliveira, e seu vice, Demétrio Vilagra.

Nota do PSB, PT, PCdoB, PMDB e PPS

O Partido Socialista Brasileiro – PSB, Partido dos Trabalhadores – PT, Partido Comunista do Brasil – PCdoB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB e o Partido Popular Socialista – PPS, por seus representantes legais abaixo assinados vem a público manifestar:

Saudar a decisão do TRE – Tribunal Regional Eleitoral que retomou a legalidade e conferiu segurança jurídica ao processo eleitoral na cidade para o período extraordinário de mandato tampão. Conforme despacho do Tribunal, ainda não há definição da forma de eleição indireta ou direta – defendida pelo PT e o PCdoB -, que aguardam manifestação da Justiça.

Da mesma forma lamentamos a omissão da presidência da Câmara à época presidida por Pedro Serafim, e do atual presidente da Casa, Thiago Ferrari e que através de orientação equivocada, inexplicavelmente demorou mais de 40 dias para divulgar as regras, sem consultar o TRE, o que levou a criar um ambiente de inseguranças institucional, jurídica e administrativa na cidade de Campinas.

É imperativo que haja um processo legítimo e transparente de disputa dentro das normas eleitorais legais que solucione de forma definitiva esta transição. Neste sentido, rechaçamos todos os argumentos que tendem a protelar, suspender e impedir a realização de um processo eleitoral com regras democráticas, já que o mandato de Pedro Serafim é interino.

Saudações democráticas,

Wanderley de Almeida – Presidente do Diretório Municipal do PSB

Ari Vicente Fernandes – Presidente do Diretório Municipal do PT

Sérgio Benassi – Presidente do Diretório Municipal do PCdoB

Arnaldo Salvetti Palácio Júnior – Presidente do Diretório Municipal do PMDB

André Von Zuben – Presidente do Diretório Municipal do PPS