Encontro Sobre Democratização da Comunicação vai até sábado
Gente de todo País. Dezenas e dezenas de entidades. Estudantes e jornalistas, comunicadores, sindicalistas, agricultores, radialistas. Centenas de militantes brasileiros a favor da democratização da comunicação estão reunidos, até este sábado (11), na Universidade Católica de Pernambuco, para o 1º Encontro Nacional sobre o Direito à Comunicação
Publicado 10/02/2012 17:46 | Editado 04/03/2020 16:57
A abertura, realizada na noite desta quinta-feira (09) foi rápida. Uma breve saudação aos participantes e apresentação das atividades, ciceroneada pelos jornalistas Ivan Moraes Filho e Raquel Lasalvia , do Centro de Cultura Luiz Freire – principal idealizador e realizador do evento – além de ter contado, ainda, com a presença da Deputada Federal Luciana Santos, que desde já se pôs à disposição enquanto ponte da sociedade civil com o Câmara dos Deputados para as questões da comunicação.
Já na manhã desta sexta-feira (10), o debate foi, de fato, iniciado. Duas grandes mesas deram sentido ao que veio o encontro. No auditório G1, José Sóter (Abraço), Leilane (Centro de Mídia Independente) e Ayelén Sofía Cabo (Red Nacional de Medios Alternativos) foram os convidados para abordar o tema “Meios de Comunicação Independentes, Populares e Comunitários”. No auditório G2, já às 9h da manhã, o professor Venício Lima (UnB) – ao lado da jornalista pernambucana Ana Veloso e do professor da UFRJ, Marcos Dantas – deu o tom à mesa ‘Política da Política da Comunicação’, que fez a análise dos atores de importância na correlação de forças para o avanço das novas políticas públicas ligadas à área, além de equalizar a atuação da sociedade civil enquanto instrumento de debate, mobilização e pressão para a construção das políticas de comunicação.
“Há uma disputa forte em torno de como deve ser a política de comunicação no Brasil. Uma disputa que leva em consideração poder e interesses dos atores”, explicou Venício, que teve sua intervenção equilibrada por Marcos Dantas, que abordou os aspectos da economia ligada ao setor. Já Ana Veloso abordou a importância de valorizar um sistema público de comunicação e de valorizar a política de acessibilidade da EBC, prioridade para o plano de trabalho em 2012.
À tarde, os quase mil inscritos se dividiram em grupos para as atividades autogestionadas, que contou com uma programação diversificada com oficinas, cineclubes e apresentações de pesquisa e relato de experiências de diversas entidades sobre seus trabalhos de comunicação desenvolvidos.
Ainda hoje à noite, uma das atividades mais esperadas do encontro vai se realizar, a partir das 18h, no auditório G2 da Unicap. João Brant, do Intervozes, Rosane Bertotti, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e a Deputada Luiza Erundina estarão reunidos para debater as Conjunturas e Desafios do Marco Regulatório da Comunicação do Brasil, ocasião que deverá reunir as principais lideranças do movimento pela democratização dos meios.
SÁBADO
O último dia de debate do Encontro Nacional sobre Democratização da Comunicação está entre as atividades mais importantes. Os inscritos se dividem em 12 Grupos de Trabalho, de onde sairão os relatórios sistematizados com as propostas debatidas.
A Deputada Luciana Santos estará em um dos grupos para debater Financiamento de Meios Independentes, Populares e Comunitários, a partir das 09h. Ainda no final de 2011, ela foi nomeada relatora da subcomissão de Financiamento para Mídias Alternativas, ligada à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal.
Além de financiamento, os GTs debatem, ainda, ‘Mídia e Juventude’, ‘Mídia e Etnia’, ‘Sistema Público de Comunicação’, ‘Políticas de Comunicação e Desenvolvimento Local’, ‘Acesso a informação’, ‘Plano Nacional de Banda Larga’, Marco Regulatório da Comunicação’, ‘Leitura Crítica de Mídia’, ‘Gênero e Mídia’, ‘Mídias Digitais e Democracia’ e ‘Comunicação Autônoma’.
Fonte Site de Luciana Santos