Barragens do Piauí devem passar por novas vistorias em breve

O Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS – entregou relatório sobre as condições de barragementos e reparações a serem executadas

José Carvalho - DNOCS - Jarbas Santana
O anúncio foi feito após audiência realizada no Ministério Público do Piauí com órgãos responsáveis por reservatórios no estado. O encontro contou com a presença de promotores de municípios do interior, além da coordenadora do Centro Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAODMA), Denise Costa Aguiar. O Ministério Público Federal também acompanhou a reunião.
O perito do Ministério Público Faruk Morais Aragão ressaltou ser necessária ainda a realização de nova vistoria nas barragens que já reformadas. Jenipapo, Bocaina, Poços (em Itaueira), São Vicente (em São Miguel do Tapuio) e Algodões II (em Curimatá) também devem receber a visita dos técnicos.

No encontro, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas – DNOCS – entregou relatório sobre as condições de barragementos e reparações a serem executadas. Informou ainda já terem sido expedidas ordens de serviço para obras no açude Caldeirão, em Piripiri, Joana, em Pedro II, e Cajazeiras, em Pio IX, Nas barragens Jenipapo, em São João do Piauí, e de Bocaina o serviço de manutenção já foi concluído.

De acordo com José Carvalho (foto), superintendete do DNOCS no Piauí, o trabalho do MP-PI visa minimizar os riscos nos municípios onde existem barragens e que a fiscalização por parte do DNOCS é constante. “Estamos sempre efetuando essa manutenção, inclusive na semana passada demos entrada em uma ordem de serviço para o início da manutençao em três barragens, que deve ser iniciado essa semana, onde serão investidos R$ 1.384.500”, informa.

O superintendente conta que já foram concluídos os trabalhos de manutenção nas barragens de Jenipapo, em São João do Piauí e de Bocaina, em Bacaina. As barragens onde os trabalhos serão iniciados essa semana são: Cajazeiras, em Pio IX; Joana, em Pedro II e Caldeirão, em Piripiri. José Carvalho explica que as barragens de responsabilidade do DNOCS são as que foram construídas pelo Governo Federal, por meio do próprio órgão. “Já as barragens construídas pelo governo do Estado são de responsabilidade do IDEPI”, informa.