Nova direção da Uges para o biênio 2011/2013 toma posse
Foi empossada a nova direção da União Goiana dos Estudantes Secundaristas (Uges) na última sexta-feira, dia 02 de março de 2012. A militante da União da Juventude Socialista (UJS), Jéssica Wuiner foi eleita presidente da Uges no último Congresso da entidade que aconteceu no dia 14 de novembro de 2011.
Publicado 06/03/2012 19:46 | Editado 04/03/2020 16:43

Prestigiaram o evento, a deputada estadual do PCdoB, Isaura Lemos; o ex-vereador, Euler Ivo; o diretor da UNE GO, Caio Barbalho; a presidente da UJS e diretora da UEE, Erveline Batista; a vice-presidente do Sintego (Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Goiás), Alba Valéria; o presidente do Conselho Tutelar de Goiânia, Vinicius Cirqueira; professor Nivaldo Santos, diretor da Faculdade de Direito da UFG; Ailma Maria, presidente estadual da CTB; Artur Dias, representando o vereador do PCdoB, Fábio Tokarski.
Alunos e alunas dos Colégios, Liceu de Goiânia, Pedro Gomes e Novo Horizonte também compareceram ao evento, além de militantes do movimento estudantil secundarista e universitário e também da juventude do PT.
Na solenidade, Diego Alves – presidente da Uges cessante fez um histórico sobre a reconstrução da entidade, a importância que se deu também na reconstrução do movimento de juventude no Estado. “Realizamos muitas atividades, executamos nosso plano de tarefas, discutimos com outros movimentos sociais e definimos que temos, além de participar da luta, temos que ser protagonistas".
Após sua fala, Diego abriu a palavra para os militantes presentes. A presidenta da UJS, Erveline Batista ressaltou a importância da nova gestão ser liderada por uma mulher e também por ser membro de uma entidade socialista que tem um projeto para o Brasil.
No final das falas, Diego fez um ato simbólico, passando a entidade para a atual presidenta, Jéssica Wuiner que ressaltou a ótima gestão do Diego e agradeceu a juventude socialista pela reconstrução da entidade.
“Obrigada a UJS que pode nos dar a chance de sonhar, de nos organizarmos e lutamos pelos nossos direitos”.
Outras falas na solenidade de posse foram para ressaltar a importância da reconstrução do movimento de juventude secundarista realizado pela gestão passada e de tantas outras lutas a direção terá pela frente.
Principais bandeiras da Uges
Defesa do passe livre estudantil; reforma na educação: estrutura física das escolas, matriz curricular, valorização dos profissionais da educação (fim da meritocracia, Plano de Carreira com a volta da valorização da titularidade), mais investimentos para pesquisa, como a criação de laboratórios de ciência e informática, Escola aberta nos finais de semana; Defesa e democratização do acesso à Cultura, esporte e lazer e meio ambiente.
O principal objetivo dos dirigentes da Uges atual é dirigir o movimento estudantil, defender a educação e trabalho; fazer o combate às opressões e enfrentamento às violências, democratizar o acesso à cultura, arte e lazer.
Greve
A nova presidente da Uges, Jéssica Wuiner lembrou da greve dos professores que está fazendo um mês, segundo ela, todos esses dias houve manifestação por parte da entidade estudantil de apoio a greve dos professores de Goiás. Para Jéssica, “o Governo do Estado não valoriza os professores quando aplica um Plano de Carreira que achata o salário que já é baixo e tirando outros direitos anteriormente herdados. Por isso, estamos nos manifestando todos esses dias, com apoio total à luta dos professores, principalmente pela valorização da titularidade.”
Da redação local, Eliz Brandão para o Portal Vermelho.