José Caires é homenageado no Hospital Ana Nery
O nome do ex-presidente do Sindimed, José Caires Meira, batiza agora a primeira área de Ressonância Magnética do Hospital Ana Nery, no bairro da Caixa D`Água, em Salvador. A homenagem foi feita na tarde desta quarta-feira (14/3), em evento com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, da reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa, além de amigos e familiares.
Publicado 15/03/2012 11:09 | Editado 04/03/2020 16:18

José Caires foi um dos grandes batalhadores pela saúde pública de qualidade e por boas condições de trabalho para os médicos. Presidente do Sindicato dos Médicos nos últimos dois anos, faleceu subitamente no dia 7 de janeiro deste ano, vítima de infarto.
A ideia de homenageá-lo partiu do diretor do hospital, o médico Francisco Reis, colega de faculdade e parceiro de futebol nas horas vagas. “Sempre tivemos uma relação muito próxima, estudamos juntos, participamos de várias lutas no Sindimed. Toda a classe ainda está muito sentida com a sua perda, por isso, nada mais justo que honrá-lo”, assinalou o diretor.
Referência
O Hospital Ana Nery é referência na Bahia no atendimento nas áreas de Cardiologia Clínica e Cirúrgica, na Nefrologia (hemodiálise e transplante) e na cirurgia vascular. O setor de Bioimagem recebeu do Ministério da Saúde, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, o Serviço de Ressonância Magnética (RM), sendo o terceiro hospital público na Bahia a dispor do serviço. “O HAN é referência no nosso Estado e o serviço que agora oferecido pelo hospital fará cerca de 700 exames por mês, com atendimento de domingo a domingo”, salienta a subsecretária de Saúde, Tatiana Paraíso. Quando indagada sobre a homenagem a Caires, Tatiana considerou muito justa a iniciativa e o definiu como um grande lutador, sempre fiel à luta médica.
Na cerimônia, Caíres foi representado por suas irmãs, uma sobrinha e a viúva, Inalba Fontenelle, presidente do Sindsaúde. “Essa homenagem é um reconhecimento à sua luta em defesa da saúde pública. Esperamos que através da mensagem deixada por ele, o serviço público possa atender a população com mais dignidade e que os profissionais de medicina sejam reconhecidos pela excelência em serviços prestados. Assim como Caires, todos nós acreditamos e defendemos o SUS”, afirmou Inalba, que se emocionou muito durante a homenagem.
Memória
No Sindimed e nas demais entidades médicas, Caires até hoje é lembrado por seu amor e obstinação em defender uma saúde pública de qualidade. O presidente do Cremeb, Abelardo Meneses manifestou sua felicidade pelo reconhecimento que o HAN demonstrou por Caires. “O fato dele ter dedicado sua vida a um SUS de qualidade e de ser lembrado não só pelo diretor do hospital, mas, sobretudo pela Universidade Federal da Bahia, atual gestora, é um grande reconhecimento das lutas de Caires e da sua liderança entre os médicos da Bahia”.
Companheiros de muitas lutas, o atual presidente do Sindicato, Francisco Magalhães expressou, em poucas e emocionadas palavras, o sentimento de todos que conviveram com Caires: “É uma homenagem muito justa, e com ela percebemos que valeu muito a pena a nossa luta. E todos nós que lutávamos com ele nos sentimos orgulhosos”.
A placa em homenagem a José Caires Meira foi descerrada por Inalba Fontenelle, e pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha, nas presenças do secretário de Saúde, Jorge Solla, do prefeito de Salvador, João Henrique, da reitora da Ufba, Dora Leal Rosa. Também estiveram presentes, a vereadora Aladilce Souza, os diretores do Sindimed, Deoclides Cardoso e Gil Freire, e do ex-presidente do Sindicato e atual superintendente da Sesab, Alfredo Boa Sorte, além de funcionários do hospital.
Fonte: Ascom do Sindimed Bahia.