Sem categoria

Secretário de Defesa dos EUA sai ileso de acidente no Afeganistão

O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, confirmou na quarta-feira (14) que o secretário da pasta Leon Panetta se viu envolvido num acidente quando visitava a província de Helmand, no Afeganistão.

Segundo Kirby, um carro dirigido por um afegão chocou-se contra o avião onde estava a bordo o secretário, tendo posteriormente caido numa vala. Panetta saiu ileso do incidente.

Militares passaram o carro em revista, não tendo descoberto explosivos. Não há evidências de que o homem tenha tido intenção de atacar o secretário norte-americano.

Panetta deslocou-se ao Afeganistão para uma visita surpresa. Três dias antes, um soldado tinha matado 16 civis afegãos, o que provocara grande tensão no país. Kirby afirmou que o soldado responsável pelos disparos tinha sido preso e levado para fora do país, sem especificar, no entanto, para onde.

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse no mesmo dia que as tropas do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan)colocadas no Afeganistão vão alterar a sua missão para 2013, passando de um objetivo de combate para um papel de apoio.

Ao lado do premiê britânico, David Cameron, Obama reiterou em entrevista coletiva que os EUA insistem no plano definido em 2010, na reunião de Lisboa, sobre a transferência dos assuntos de defesa para as autoridades do Afeganistão.

Na reunião dos líderes da Otan, a ser realizada em Chicago, será discutido o próximo passo de execução desse plano, incluindo a mudança do papel das tropas antes das sua retirada em 2014.

Fonte: Rádio Internacional da China