Sem categoria

Marcha da Frente de Esquerda reúne multidão em Paris

Mais de 120 mil pessoas marcharam neste domingo (18) até a Praça da Bastilha em Paris para apoiar o candidato da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon, em sua campanha a presidente da República da França. Uma das forças principais da Frente é o Partido Comunista.

A manifestação, denominada pelos organizadores como a segunda tomada da Bastilha, ocorreu em um momento em que a Frente de Esquerda aumenta seu potencial de adesões e intenção de votos nas diferentes pesquisas realizadas na França.

Segundo uma sondagem publicada neste domingo, Mélenchon obteria 11% dos votos, apenas dois pontos a menos que Francois Bayrou, do centrista Movimento Democrata, que está em quarto lugar.

A manifestação poderá elevar ainda mais a intenção de voto a favor da Frente de Esquerda, indicam os analistas.

Participaram da marcha militantes e simpatizantes que chegaram de todas as regiões da França e inclusive muitos residentes em países vizinhos.

No final da passeata, Mélenchon pronunciou um breve discurso durante o qual chamou seus seguidores a protagonizarem uma revolução cidadã para transformar a vida de todos os franceses.

"Tomar cada praça, cada vila e cidade da França, organizar a réplica deste 18 de março", pediu o candidato diante da multidão reunida na praça em que outrora ficava a prisão da Bastilha, cuja tomada em 1789 marcou o início da Revolução francesa.

A Frente de Esquerda surgiu depois da articulação de várias organizações lideradas pelo Partido Comunista Francês e o Partido de Esquerda, fundado por Mélenchon, antigo senador do Partido Socialista.

Uma elevada votação no primeiro turno das eleições presidenciais permitiria a esta coalizão negociar com vantagem sua inclusão em um futuro governo, assim como obter um bom número de deputados nas eleições legislativas de junho.

Prensa Latina