Sem categoria

Polícia grega inicia batidas contra imigrantes

A polícia grega intensificou nesta quinta-feira (29) em Atenas as batidas contra os imigrantes, como parte do plano governamental implementado com claras intenções eleitorais.

O Ministério de Proteção Cidadã continuou suas negociações com as autoridades locais para designar as localizações dos novos centros de detenção temporários, onde as pessoas sem papéis permanecerão até o momento de sua deportação.

Uma dessas batidas policiais foi realizada próxima à Faculdade de Direito da Universidade de Atenas onde foram detidos 21 vendedores ambulantes, todos eles estrangeiros, que não tinham os documentos necessários para permanecer no país.

Outros 26 imigrantes foram despejados de um edifício em ruínas, também no centro da capital, onde dormiam.

Segundo fontes policiais, citadas pelo diário Kathimerini, os agentes continuarão com sua ofensiva nos próximos dias, pois asseguraram ter recebido ordens de eliminar todo o comércio ambulante ilegal do centro da cidade no prazo de uma semana.

O ministro de Segurança Cidadã, Mijalis Jrisojidis, anunciou ontem depois de uma reunião com os comandos policiais, a criação de um corpo especial composto por 200 agentes para levar a cabo essas batidas racistas.

A esta unidade, logo se somariam outros mil uniformizados que estão em processo de formação. Quanto à criação dos novos centros de detenção para estrangeiros, o funcionário se comprometeu a criar 30 nos próximos dois anos, usando 13 instalações militares.

Muitas prefeituras já mostraram sua oposição ao projeto devido à possibilidade de que tais centros fossem localizados em seus municípios.

Fonte: Prensa Latina