Sem categoria

Obama consolida vantagem sobre republicanos, segundo pesquisa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém uma vantagem de dois dígitos sobre seus principais rivais republicanos para as eleições gerais de novembro, confirmou nesta quinta-feira (29) uma pesquisa de opinião pública no país.

Se as eleições presidenciais fossem nesta quinta-feira, Obama ganharia com uma diferença de 54 a 43% do ex-governador Mitt Romney, que lidera a disputa no partido opositor para a Casa Branca.

O mandatário democrata também triunfaria sobre o ex-senador Rick Santorum com uma margem de 55-42%, cifra que representa uma melhora considerável quando comparadas às estatísticas de fevereiro, que eram 52-45%.

Igualmente subiu 13 pontos desde janeiro o número de estadunidenses que consideram adequado o rumo econômico nacional, e o índice de aprovação de Obama passou de 50%, indica a pesquisa da CNN e da agência ORC International.

A Comissão Eleitoral Federal informou que a campanha Obama-2012 gastou cerca de US$ 135 milhões nos últimos dois meses para promover o potencial segundo mandato do governante, que deve ser definido nas votações de 6 de novembro.

Os dados financeiros indicam que o comitê pela reeleição do Presidente – com 530 escritórios políticos no país – gastou em propaganda US$ 3 milhões a mais que todos os pré-candidatos republicanos juntos.

Obama advertiu a seus seguidores que as eleições deste ano serão mais difíceis de ganhar para os democratas que as de 2008.

Não será tão fácil nesta ocasião, se aproximam tempos difíceis, sublinhou o mandatário durante um discurso na Califórnia, onde o líder do partido azul encabeçou eventos proselitistas nas cidades de Los Angeles, San Francisco e Corona Del Mar.

Segundo o Executivo, ele também está meio sem fôlego por não ter cumprido com todas as promessas ou metas propostas há três anos, como a reforma integral de imigração e o fechamento da prisão instalada no campo de concentração da base militar ilegal de Guantânamo, leste de Cuba.

Fonte: Prensa Latina