Jaboatão recebe militantes em ato dos 90 anos do PCdoB

Na ultima quinta-feira (30), o comitê municipal de Jaboatão dos Guararapes realizou no Hotel Golden Beach, em Piedade, uma cerimônia com cerca de 300 militantes em comemoração aos 90 anos do Partido.

Dirigentes e parlamentares do PCdoB e de outras legendas também participaram do ato, entre eles estavam: o deputado estadual Luciano Siqueira, o vereador Professor Hilton, Thiago Modenese presidente do comitê de Jaboatão e Elton Salvador secretário de organização, além do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PSDB), o presidente municipal do PSDB Ronildo Albertim, Daniel Pessoa (PSC), Mário Jardel (PSD), os vereadores Marleno e Jorge Federal (PSDC), vereador Joás da Muribeca, Valdemir Lopes representante do (PHS) e representantes do PMN.

Homenagens

Em seu pronunciamento, Thiago Modenese, lembrou a história do partido em Jaboatão, com destaque para o período em que os comunistas estiveram à frente do executivo municipal com o médico Manuel Rodrigues Calheiros (1947/51), momento que deu a Jaboatão o apelido de “moscouzinho”. Também reafirmou a parceria do PCdoB com o PSDB, partido de Elias Gomes, prefeito de Jaboatão, na reconstrução de um novo Jaboatão. “Jaboatão está acima das siglas e das cores”. Garantiu Thiago.

Já o deputado Luciano Siqueira afirmou: “Quando se completa 90 anos de uma trajetória de luta é natural que se projete o olhar para o passado e se identifique nessa trajetória, vácuos relevantes, grandes êxitos, alguns insucessos e o conjunto nos possibilitam um aprendizado para enfrentar os desafios do presente com o olhar do futuro estratégico das prefeituras”.

Ele lembrou ainda as celebrações que ocorrerão no dia 12 de abril para marcar os 40 anos da resistência à ditadura militar protagonizada pelos comunistas na célebre Guerrilha do Araguaia.
“No final de 1968 se lutava pela liberdade democrática dentro do País. Partidos cassados, líderes estudantis e militantes presos, torturados e mortos o que tornou muito difícil a resistência à ditadura nos meios urbanos. Por isso, o nosso partido, desde 1968, havia localizado no Sul do Pará, um conjunto de militantes que ali plantavam a semente de um trabalho político de longo prazo. Para lá foi inclusive alguns dos dirigentes do nosso partido, João Amazonas, Maurício Gabrois. O fato é que a partir da prisão de militante que não resistiu à tortura, que havia saído da região por uma questão de saúde, as Forças Armadas a localizaram e identificaram na região o trabalho político que o partido fazia reunindo trabalhadores rurais, o povo da região, inclusive reunindo boa parte desse povo na união pela liberdade dos direitos do povo”, contou Luciano sobre o que considera “um dos episódios mais vivos e mais heroicos da história do nosso povo”.

O Prefeito Elias Gomes também destacou a luta do partido. “Várias vezes, lutando por ideais e contra a ditadura, a minha trajetória política se confundiu com a do PCdoB. Em alguns momentos estivemos separados. Mas hoje não, estamos juntos, reconstruindo Jaboatão”, afirmou Elias.

Na ocasião, os militantes e amigos puderam assistir, em tempo real, o lançamento da propaganda eleitoral gratuita, que narrou à trajetória e importância política do PCdoB. Por fim todos ouviram de pé a Internacional Comunista e bradaram: "Viva o Partido Comunista do Brasil!”.

Do Recife,
Elaine de Paula, com informações da mídia local