Sem categoria

Governo autoriza entrada no Brasil de 245 haitianos 

O secretário nacional de justiça, Paulo Abrão, anunciou, via redes sociais, na terça-feira (03) que o governo brasileiro irá abrir suas fronteiras para os 245 haitianos que aguardam pela autorização de ingresso no país em um pequeno vilarejo peruano, na fronteira com o estado do Acre.

Segundo Paulo Abrão, os imigrantes “terão procedimento simplificado para permanecer no país”.

O grupo que tentava migrar para o Brasil estava acampado há mais de 70 dias na cidade de Iñapari, que faz fronteira com o município de Assis Brasil, no Acre.

Eles estavam a caminho do Brasil quando, no dia 12 de janeiro, o governo anunciou que o fluxo de haitianos ao país seria regularizado. Contudo, paralelamente, a Polícia Federal passou a impedir a entrada de haitianos que deixaram seu país sem visto.

"Não sabia que a fronteira estava fechada, achei que a cruzaria no mesmo dia”, disse Saint Germain Guerbem, de 24 anos à BBC Brasil. "Gastei todo o meu dinheiro na viagem e, mesmo que quisesse, não teria condições de voltar ao Haiti".

No grupo há também mulheres e crianças, que foram alojadas por moradores locais em suas casas ou em armazéns. Os restantes dormem espalhados pela cidade, sob qualquer cobertura que os proteja das frequentes chuvas, que inundaram Iñapari há duas semanas.

"Peço que os brasileiros nos ajudem a entrar, porque não podemos aguentar mais", disse o pedreiro haitiano Facius Etienne, eleito líder do grupo. Segundo ele, as autoridades peruanas prometeram interceder junto ao governo brasileiro.

De acordo com Etienne, o grupo é formado por profissionais qualificados, como carpinteiros, eletricistas e torneiros mecânicos. Na expectativa de entrar, muitos estão fazendo aulas de português com uma professora voluntária de Assis Brasil.

A Embaixada do Brasil em Porto Príncipe informou que a procura de haitianos interessados em obter o visto é grande, mas exigências burocráticas barram uma maior concessão de vistos.

Fonte: Ópera Mundi