Sem categoria

França: Hollande renegociará tratado europeu, caso vença eleições

O candidato social-democrata à presidência da França, pelo Partido Socialista (PS), François Hollande, reiterou nesta terça-feira (10) sua decisão de renegociar o novo tratado europeu, que prioriza a "austeridade" e a disciplina fiscal em vez do crescimento.

"Há que se reduzir o déficit fiscal, mas também há que se incentivar o crescimento. Daí minha proposta de renegociar esse tratado", disse à cadeia de televisão Itéle o favorito para ganhar as eleições presidenciais, segundo as pesquisas.

O candidato do PS ressaltou a necessidade de estabelecer prazos mais flexíveis para a diminuição do déficit, tendo em conta que neste ano o crescimento europeu será inferior a zero, o que quer dizer uma recessão.

Esta é a segunda vez nos últimos dias que o presidenciável se refere ao pacto intergovernamental aprovado no último mês de março por 25 das 27 nações da União Europeia, o que obriga os membros a terem orçamentos equilibrados, sob pena de sofrerem sanções automáticas.

"Esse tratado não é mais que disciplina e sanções, e prevê objetivos que não se cumprirão se não há crescimento", assinalou.

Em outra parte de sua entrevista, Hollande disse ser reticente à iniciativa estadunidense de associar os países da Otan no desenvolvimento de um escudo antimísseis.

Com relação ao Afeganistão assegurou que, se chegar ao Palácio do Eliseu, retirará todas as tropas do país centro-asiático antes do final de 2012.

Segundo uma pesquisa publicada nesta terça, no primeiro turno das eleições de 22 de abril, Hollande obteria 28,5% de intenção de votos, meio ponto abaixo de seu principal rival, o atual presidente Nicolás Sarkozy, que conseguiria 29%.

Contudo, no segundo turno, previsto para 6 de maio, o candidato Socialista atingiria o triunfo com 55%, dez pontos acima de Sarkozy, de acordo com a pesquisa realizada pelo instituto Ipsos-Logica.

Fonte: Prensa Latina