México: Obrador, da esquerda, empata com 2ª colocada

Em março, Andrés Manuel López Obrador estava em terceiro, com 22% das intenções de voto.; agora, passou a 27%. Mesmo assim, ele ainda está longe do favorito, Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional)

Andrés Manuel López Obrador

O candidato de esquerda à Presidência do México nas eleições de julho, Andrés Manuel López Obrador, subiu na última pesquisa de intenção de voto divulgada ontem (25). Ele agora aparece empatado tecnicamente com a segunda colocada, Josefina Vázquez Mota, do PAN (Partido Ação Nacional), embora ainda longe do favorito, Enrique Peña Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), que caiu de 45% para 42%.

Na pesquisa anterior, divulgada em março pelo jornal Reforma, López Obrador aparecia em terceiro na disputa com 22% das intenções de voto. Agora, o candidato do PRD (Partido da Revolução Democrática) surge com 27%. Josefina, que antes tinha 32% dos votos, caiu para 29% nesta nova pesquisa.

Peña Nieto também registrou queda na pesquisa, passando de 45% em março para 42% neste novo levantamento. O PRI, partido de Peña Nieto, governou o México durante 71 anos , saindo em 2000, quando o PAN (Partido Ação Nacional) assumiu a presidência com Vicente Fox Quesada e, posteriormente, com Felipe Calderón, atual presidente.

A eleição mexicana vai ocorrer em 1º de julho; serão eleitos, além do presidente da República, 628 legisladores, governadores e deputados.

Com informações do Opera Mundi