PCdoB realiza Conferência Estadual sobre a Emancipação da Mulher

Após importantes conferências municipais, o Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro promoveu neste domingo, 6 de maio, a 2ª Conferência Estadual Sobre a Emancipação da Mulher, que contou com uma participação efetiva de dirigentes e da base.

Por Bruno Ferrari, da redação do Vermelho-RJ

Conf. de Mulheres

O evento, que teve uma estrutura impecável, aconteceu no auditório do Cremerj e teve início às 10 horas, se encerrando por volta das 18 horas. O plenário estava lotado de homens e mulheres que contribuíram para um debate muito entusiasmado sobre a fundamental questão da Emancipação Feminina.

O sucesso da 2ª Conferência Estadual foi fruto de um importante processo composto por diversas e vitoriosas Conferências Municipais, que superaram as expectativas mobilizatórias e tiveram um debate muito bem sucedido. Exemplo da Conferência da Capital, que teve uma boa presença dos sindicalistas e da juventude, a conferência de Belford Roxo, de Barra Mansa, de Itaboraí, de Campos dos Goytacazes, de Mangaratiba. Conferências que envolveram um grande número de filiados, com uma boa participação de pré-candidatos, tanto à prefeituras como às Câmaras de Vereadores. O estado superou a meta de 1200 participantes na base.

A Conferência fez homenagem à camarada revolucionária Elza Monerat e teve início com a fala da Secretaria Estadual de Mulheres Dilcéia Quintela, seguida da Presidente Estadual do PCdoB Ana Rocha, convidada a fazer o pronunciamento sobre a homenageada.

Com uma plenária de cerca de 200 delegados, com representação de vários municípios do estado, a mesa contou também com a participação do vice-presidente do PCdoB/RJ João Batista Lemos; da Coordenadora da União Brasileira de Mulheres, Helena Piragibe; da Coordenadora da UNEGRO, Claudia Vitalino; da diretora da CTB, Raimunda Leone; da Presidente do CREMERJ, Marcia Rosa Araújo (anfitriã); da Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ) e da Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ).

Todas fizeram sua saudação abordando, principalmente, a importância estratégica da emancipação política das mulheres para as mudanças em curso e a busca do socialismo. Jandira Feghali destacou que a “superação do capitalismo pelo socialismo com certeza é uma etapa importante e fundamental, mas por si só não resolve a questão da mulher…"

Em seguida iniciou-se a primeira mesa, "A Luta pela Emancipação da Mulher é Estratégica" – a palestrante foi Ana Rocha, Presidente estadual do PCdoB/RJ.

Na etapa vespertina da Conferência, a Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB, Dilcéia Quintela, ministrou a palestra sobre os temas: “As Brasileiras na Atualidade” e “A luta pela Emancipação é tarefa de Todo o Partido”. É importante ressaltar o grande interesse dos delegados e delegadas por todos os temas abordados, tanto na parte da manhã como da tarde. Questões como a discriminação da mulher negra, da mulher idosa, a questão da saúde da mulher, descriminalização do aborto fizeram parte das discussões. Após o debate sobre os temas pela plenária, passou-se à eleição das (os) delegadas (os) e do novo Fórum Estadual de Mulheres do PCdoB/RJ.