73ª Semana Brasileira de Enfermagem
O Mandato da Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ) – única representante da categoria no poder legislativo do estado do Rio – organizou dois grandes eventos em comemoração ao 73ª Semana Brasileira de Enfermagem – de 12 a 20 de maio.
Publicado 14/05/2012 15:58 | Editado 04/03/2020 17:03
O primeiro – Ciclo de debates sobre Enfermagem e Políticas de Gênero – acontecerá no dia 16 de maio, das 9h às 19h, no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM. O outro, uma mobilização da categoria na Passeata da Enfermagem em Defesa das 30 horas, na orla do Rio, no dia 20 de maio. A concentração será na Praça do Leme, com saída às 9 horas, em direção ao Posto 6, em Copacabana.
De acordo com a deputada, no Brasil, a categoria é formada por mais de 1,7 milhão de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Numericamente é a maior força de trabalho da área de saúde do país. No entanto, até hoje esperam a aprovação do PL 2295/2000, que trata da regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais; não possuiu piso salarial nacional condizente com a sua formação; não tem direito ao duplo vínculo e é a categoria que mais sofre assédio moral no seu ambiente de trabalho.
“Acredito que para mudar esta situação precisamos ocupar os espaços de poder. Temos que ter representação da Enfermagem no Poder Executivo e nos vários níveis do Poder Legislativo. Tenho colocado os interesses da categoria na pauta de discussão com nossas autoridades e apresentado projetos nesse sentido, mas precisamos ampliar a nossa representação para garantir os avanços necessários. Vamos fazer com que esse momento seja de celebração e de reflexão profissional, pois a saúde de qualidade se faz com Enfermagem valorizada”, afirma a deputada Enfermeira Rejane, acrescentando que a inscrição para participar das atividades pode ser feita pelo correio eletrônicoenfermeirarejane@alerj.rj.gov.br.
Veja a programação:
Ciclo de debates sobre Enfermagem e Políticas de Gênero
Dia 16 de maio, das 9h às 19h
9h – Mesa de abertura com a presença de representação das entidades da enfermagem
10h – Debate "Violência Obstétrica" – Coordenadora: deputada Enfermeira Rejane -– Expositores: presidente ABENFO Nacional, professor Valdecyr Herdy Alves, e a diretora da Casa de Parto David Capistrano, Leila Azevedo
14h – Debate "Assédio Moral na Enfermagem – uma questão de gênero?" – Coordenadora: enfermeira Cristiane Bernardes – Expositora: professora Terezinha Martins dos Santos Souza – IESC / UFRJ
17h – Coquetel de encerramento
Local – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM – Rua Camerino 51 – Centro do Rio
Grande Mobilização em Defesa Pelas 30 Horas:
Dia 20 de maio
Caminhada da Enfermagem em Defesa das 30 horas
9h – Saída da Praça do Leme em direção ao Posto 6 (Copacabana)