Centro de Referência de Direitos Humanos é inaugurado em Caruaru
Hoje é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia. Em Caruaru, a data está sendo lembrada com a inauguração de um Centro Estadual de Centro de Referência de Direitos Humanos no município, localizado no Agreste de Pernambuco. Será o segundo centro instalado no estado.
Publicado 17/05/2012 09:51 | Editado 04/03/2020 16:56

Ao longo da semana, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEDSDH) vem realizando em todo o estado várias ações através do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH). O centro oferece apoio especializado e é o principal referencial no estado para quem busca suporte para superar a homofobia no cotidiano.
Além disso, a partir de agora, todas as delegacias de Pernambuco terão exibidas em suas recepções um cartaz com orientações sobre como a população deve proceder em caso de homofobia. Fruto de uma parceria entre o Centro de Combate à Exploração e a Secretaria de Defesa Social, a campanha Respeito e cidadania para a população LGBT tem como objetivo combater esse tipo de ato, que é considerado crime de injúria, com pena de seis meses a um ano de prisão ou pagamento de multa. A ação foi lançada na Delegacia de Boa Viagem.
Cerca de 200 cartazes foram produzidos e serão encaminhados às unidades policiais. Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Racismo, delegada Lenise Valentin, alguns policiais civis já foram treinados e outros passarão por capacitação para atender as vítimas. “Nosso objetivo, com essa parceria, é dar visibilidade a essas ações. Inicialmente, vamos colocar esses cartazes em todas as delegacias da capital e da Região Metropolitana. Depois, serão fixados os do interior. É importante que essas pessoas saibam que podem e devem procurar a polícia. Estamos iniciando a entrega na seccional de Delegacia de Boa Viagem, porque é uma das maiores da capital, abrange as delegacias do Ipsep, Ibura, Jordão e Boa Viagem”, contou a delegada.
De acordo com o delegado titular de Boa Viagem, Erivaldo Guerra, do início do ano até ontem, dois casos de homofobia foram registrados pelos seus agentes. O primeiro em março, em um restaurante da Zona Sul, onde um garçom teria constrangido um casal de mulheres e foi indiciado pelo crime de injúria e constrangimento. O segundo caso foi notificado na semana passada quando um rapaz procurou a delegacia para prestar queixa de uma agressão ocorrida dentro de um ônibus em Boa Viagem. O caso ainda está sendo investigado pela polícia.
Com informações do Diario de Pernambuco