Luciano repercute na tribuna seminário sobre a Rio+20
A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, e a Cúpula dos Povos, que acontecem em junho próximo, no Rio de Janeiro, foram temas do pronunciamento do deputado Luciano Siqueira (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o parlamentar comunista registrou sua participação no seminário que seu partido promoveu na sexta-feira (25) e no sábado (26), na capital fluminense.
Publicado 29/05/2012 10:26 | Editado 04/03/2020 16:56
“No seminário tivemos a oportunidade de debater amplamente não apenas o contexto político, nacional e internacional em que a conferência deve acontecer, mas, sobretudo, inserindo-a no ambiente geral da crise global, que repercute sobre todos os países, bem como aprofundando, debatendo e levando em consideração opiniões de especialistas de diversas áreas para que possamos nos debruçar sobre o temário da Rio+20 e das conferências paralelas sempre inspirados no tripé do desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental”, explicou Luciano.
Segundo ele, o seminário promovido pelo PCdoB em parceria com a Fundação Maurício Grabois serviu ainda para reafirmar “com muita convicção” a compreensão de que cabe sim trabalhar por uma economia verde. “Mas, uma economia verde com desenvolvimento econômico e soberania e não à luz do conceito que se pretende impor aos países em desenvolvimento, como o Brasil, que tem da parte do governo da presidenta Dilma uma justa e oportuna resistência”, disse.
“Não se pode retomar o discurso falso de crescimento zero para não provocar mais desequilíbrios ambientais e climáticos. É necessário, sim, trabalhar cada vez mais para compatibilizar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Nem uma coisa que só é predadora, nem outra que só tolhe a possibilidade dos países em desenvolvimento também percorrerem seu próprio caminho, em função do progresso, do desenvolvimento social, do bem-estar de suas populações.”
Ao finalizar, Luciano fez um apelo a Casa e em particular à Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado José Humberto e da qual é vice-presidente, para que procure acompanhar o que acontecerá no Rio de Janeiro em meados de junho “para que também possamos participar dos ricos debates que acontecerão na Rio+20 e na Cúpula dos Povos”.
Fonte Site do deputado Luciano Siqueira