Centro do Paranoá será modernizado
A Avenida Comercial Central do Paranoá vai ganhar uma nova aparência. No local, serão construídos uma ciclovia, um canteiro de plantas e ornamentos e, do outro lado, uma calçada para pedestres e cadeirantes.
Publicado 14/06/2012 10:42 | Editado 04/03/2020 16:41
A proposta foi aprovada em audiência pública, encerrando uma polêmica com os comerciantes, que reivindicavam a construção de um estacionamento na área.
A polêmica começou após a administração entregar o projeto aos comerciantes, informando a construção da ciclovia. Eudes Ornelas, que tem um estabelecimento na região, não concordou com a execução das obras, já que, segundo ele, os comerciantes reivindicam há mais de dez anos que o canteiro central dê lugar a um estacionamento. “A nossa ideia é justamente levar aos nossos clientes conforto para estacionar, já que aqui não há vagas suficientes”, afirma.
As obras estavam paralisadas e dependiam apenas da audiência pública para prosseguir. A reunião, na noite de terça-feira, contou com presenças de representantes dos comerciantes, da comunidade, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Secretaria de Estado de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), Casa Civil, da Administração Regional do Paranoá e de parlamentares.
Benefícios
Para o diretor de Obras da administração, Renato Demartini, a decisão foi positiva e as obras vão beneficiar os pedestres, ciclistas e principalmente os cadeirantes. “Há falta de acessibilidade no Paranoá. A obra permitirá esse ganho a nossa comunidade”, avalia. O espaço permanecerá o mesmo e a promessa é de que não haverá consequências para o trânsito, já que a avenida é bastante movimentada. A principal preocupação dos moradores é a possível retirada das árvores, mas a administração garante que nenhuma será cortada. “O projeto foi readequado para garantir a preservação das árvores”, garante o arquiteto da administração Artur Henrique Lima de Holanda. Mesmo com a aprovação da continuidade das obras, o reinício delas depende de uma definição da Terracap, e ainda não há data estipulada.
Atualmente, as calçadas em frente ao comércio da Avenida Central estão tomadas por puxadinhos, o que torna a passagem dos pedestres inviável. O projeto de revitalização garante, além da ciclovia no canteiro central, a retirada destes puxadinhos e execução de obras de acessibilidade também nas calçadas do comércio. “As calçadas ficarão livres para que os pedestres caminhem”, conta Renato Demartini. Serão implementadas também vagas para deficientes e idosos e feita a reestruturação do estacionamento. A Administração do Paranoá informou que não há previsão de início para essa etapa. Porém, garante que será viabilizada após a construção da ciclovia.