Convenção do PCdoB decide pelo apoio a Márcio Lacerda em BH
“O PCdoB teve a coragem de ser nosso primeiro aliado neste projeto à reeleição. Isto tem um significado muito especial por tratar-se de um partido de vanguarda das mais importantes lutas pela democracia e a paz social deste País”. As declarações do prefeito Márcio Lacerda (PSB) inflamaram os militantes comunistas que lotaram o plenário e as galerias da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Foi neste sábado (23) durante a Convenção do PCdoB de Belo Horizonte.
Publicado 23/06/2012 23:32

Lacerda informou que o PCdoB integra o grupo de trabalho que a partir de julho estará elaborando um programa de governo para o desenvolvimento de Belo Horizonte até 2030. “Temos [PCdoB e PSB] a unidade socialista. Lutamos e trabalhamos por uma cidade socialmente justa e sustentável, discursou.”
Com balões, apitos e chuva de estrelinhas prateadas, os comunistas referendaram a aliança, a chapa de 62 candidatos a vereador e uma moção em homenagem aos que lutaram no período da ditadura, proposta pela presidenta estadual, a deputada federal Jô Moraes.
“Esta é uma festa da democracia, mas não podemos nos descuidar, pois na América Latina as forças do atraso estão à espreita. Qualquer descuido e elas nos arrastam novamente para o processo de subserviência”, alertou Ronald Freitas, da direção nacional do PCdoB. Como respaldo, ele citou o “golpe parlamentar no vizinho Paraguai que em 72 horas tirou do poder Fernando Lugo”.
A presidenta municipal do PCdoB, Dalva Stela leu a resolução política da convenção municipal de apoiar a aliança com Márcio Lacerda, tendo como vice o deputado federal Miguel Corrêa (PT), nominou os candidatos, dos quais 30% são mulheres e conclamou todos ao trabalho “para que a chapa majoritária seja vitoriosa ainda no primeiro turno”.
Compromisso
Diante do prefeito, Dalva Stela pontuou as prioridades de seu partido a serem atendidas pela administração municipal. “Queremos uma saúde de qualidade; que a Educação e a Cultura sejam realmente contempladas. Queremos mais projetos no âmbito dos Esportes. Precisamos avançar para melhorar a mobilidade urbana, ampliar os projetos de habitação e incrementar a participação popular”. Itens que, em discurso, o prefeito se comprometeu a priorizar.
O presidente do PT estadual, deputado federal Reginaldo Lopes, revelou que “o fato de o PCdoB declarar apoio à candidatura à reeleição do prefeito Márcio Lacerda foi um incentivo para o meu partido também trilhar o mesmo caminho”.
Em seu pronunciamento, o deputado Miguel Corrêa fez várias saudações e destacou o trabalho de Jô Moraes, a única mulher representante de Minas no Congresso Nacional, e se disse feliz por ter o PCdoB como aliado neste novo desafio. “Temos uma inveja boa da história do PCdoB e em 2013 continuaremos trabalhando juntos num governo preocupado com a população, com a qualidade de vida em todos os níveis”, discursou o dirigente estadual do PSB, João Marques.
Também presente, o deputado federal Luiz Tibet, presidente nacional do PTdoB parabenizou o PCdoB “pela convenção que lotou a Assembléia Legislativa; pela história de lutas democráticas e pela chapa de candidatos”. Na mesma linha, o deputado estadual, Carlin Moura, do PCdoB, cumprimentou a calorosa e aguerrida militância, a chapa qualificada de candidatos e candidatas e defendeu o desenvolvimento do pólo produtivo de Belo Horizonte e o pólo operário da vizinha Contagem. “Precisamos retomar o crescimento industrial para gerar mais renda e empregos”, declarou.
Homenagem
Durante a convenção, a deputada Jô Moraes fez uma homenagem à ex-presidente municipal da legenda , militante e vítima da ditadura militar, Gilse Cosenza. Oportunidade em que apresentou uma moção, em que homenageou todos os que lutaram, morreram e acolheram anonimamente os perseguidos do regime.
“Rendemos aqui nossa homenagem aos que viveram aquele tempo, sofreram aquelas dores e que, ainda hoje, dedicam suas vidas em diferentes espaços políticos e sociais para fazer de nosso país uma nação democrática, desenvolvida e socialmente justa”, diz um trecho da moção que tem o título: Homenagem à geração dos que lutaram pela Liberdade.
De Belo Horizonte,
Graça Borges