Enfermeira Rejane visita unidades de saúde de São Gonçalo
A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ), membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativo do Rio, esteve nesta sexta-feira (6/7), no Hospital da Mulher Gonçalense – HMG, em São Gonçalo.
Publicado 09/07/2012 14:02 | Editado 04/03/2020 17:03

A visita foi motivada pelas denúncias de morte de nove bebês na maternidade, considerada referência para gestantes de alto risco no município. De acordo com a direção, a unidade continua atendendo normalmente.
“Fomos apurar o que vem ocorrendo na unidade. Precisamos saber o número de internações realizadas na UTI, a taxa de óbitos na UTI neonatal, o quantitativo de profissionais da Enfermagem, o porquê de tanto óbitos. Precisamos esclarecer o que provoca todos esses óbitos e dar uma resposta a essas mães que sofreram com suas perdas”, afirmou a deputada comunista.
Conforme informação dada pela direção, a UTI neonatal está passando por um período de adequação e, por precaução, já reforçou os protocolos de infecção na maternidade. Também por medida profilática, temporariamente, os novos recém-nascidos estão sendo encaminhados para hospitais conveniados.
Com mais de um milhão de habitantes, São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro e conta com 328 unidades de saúde, sendo 134 municipais. O Hospital da Mulher Gonçalense, inaugurado em 30 de março de 2010, possui 111 leitos, divididos em UTI s, maternidade e outras especialidades.