Não importa o crescimento sem distribuição de renda, diz Cristina

No 196º aniversário da Independência da Argentina, a presidenta do país, Cristina Kirchner, declarou que “não lhe importa o crescimento econômico por si mesmo, mas que este tem que vir acompanhado com a distribuição de renda para que haja justiça social”.

CFK

De acordo com a mandatária, foi necessário “um processo de industrialização que ajudasse a melhorar a pobreza de que sofriam os argentinos, por essa razão em Tucumán atualmente existe uma taxa de desocupação de 4%, cifra que está abaixo da média nacional”.

Para Cristina, “nos últimos nove anos, a Argentina apresentou o crescimento mais importante; recuperou a administração e as reservas de petróleo para que voltem a ser patrimônio dos argentinos”.

Ela comentou ainda que seu governo não estava equivocado quando defendeu a necessidade de produção do capital a favor do trabalho, dos bens e serviços, por isso todos os dias imaginamos criar políticas progressistas, empréstimos para aposentados, seguir aumentando a aposentadoria, as negociações coletivas de trabalho e maior investimento”.

“Poucos governos puderam ver, a partir de um mesmo projeto, como mudou o mundo e como mudou o país. (…) No próximo 3 de agosto, a Argentina terminará de pagar o corralito dos dólares de 2001, esse corralito que deixou milhares de argentinos pendurados no pincel”, disse ainda Cristina.

A província de Tucumán foi eleita pela presidenta para ser a sede das comemorações da independência do país em homenagem aos próceres que levaram adiante o processo de independência em 1816.

Com informações da teleSUR