Campanha de Edmilson ganha as ruas e a preferência do eleitorado

Cerca de quatro mil eleitores da capital paraense participaram na última sexta-feira (10), do primeiro comício do candidato à Prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues. A presença em massa da militância progressista de Belém e a forte adesão dos eleitores é uma demonstração da grande receptividade da campanha — que desde meados de julho ganhou as feiras e os bairros da cidade.

Segundo o comunista Jorge Panzera, candidato a vice da coligação Belém nas Mãos do Povo (Psol, PCdoB e PSTU), o ato mostrou ainda a importância da disputa pela capital paraense no contexto do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento proposto pelo PCdoB. As presenças da ex-deputada federal e atual presidente do Conselho Mundial da Paz e do Cebrapaz, Socorro Gomes, e da deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) marcaram a participação da direção nacional do Partido na campanha.

“A participação dessas lideranças demonstra o apoio da direção nacional e o comprometimento do PCdoB com o esforço para termos um governo diferente em Belém. É fruto de uma relação de confiança política que temos com Edmilson e a abertura de uma perspectiva nova para o nosso estado e nossa capital”.

Panzera lembrou ainda a forte liderança que a ex-deputada federal por três mandatos e ex-vereadora de Belém, Socorro Gomes, representa no Pará. “Além do importante papel mundial que a Socorro tem na luta anti-imperialista e na defesa da soberania dos povos, ela é uma liderança que tem muita influência na cidade. A participação dela em caminhadas e em outras atividades da nossa campanha mostrou isso”.

Ele ressaltou que toda a militância recebeu com muito carinho também a deputada Jô Moraes, considerada outra forte influência da direção nacional do PCdoB.

O Psol, partido de Edmilson, foi representado pelo presidente nacional da legenda, o deputado Ivan Valente (SP) e pelo senador Randolfe Rodrigues (AP). O músico Paulo André Barata, filho de Rui Barata — ex-deputado comunista e influente liderança do Partido na década de 1950 no estado — também manifestou apoio à campanha.

“Foi um comício que marcou uma nova fase da campanha, com ainda mais presença nas ruas. Esse é o esforço político que estamos desenvolvendo. Apesar da grande aceitação da nossa campanha e da lembrança do povo dos oito anos em que Edmilson esteve à frente da Prefeitura, nosso grande esforço é ganhar as ruas da cidade. Fazer uma campanha com a marca de permanente ocupação das ruas”.

Além da participação do PCdoB na disputa pelo Executivo municipal, o Partido possui uma chapa própria com 50 candidatos à Câmara de Belém — que representam os mais diversos setores da sociedade e movimentos de luta da capital. “É uma chapa bastante diversificada, que representa toda a capital. Nossa expectativa é eleger uma bancada de vereadores do PCdoB. Estamos representados por lideranças que estão nas lutas sociais”.

PCdoB no Pará

No sábado (11) foi realizada uma reunião do Comitê Estadual do PCdoB, que fez um balanço do esforço eleitoral do Partido no Pará. O PCdoB participa, em todo o estado, de campanhas em 93 municípios. Em 2012, o Partido apresenta 439 candidaturas para as Câmaras municipais, 14 candidatos a vice-prefeitos e um candidato a prefeito. “Nossas candidaturas a vice-prefeitos, em oito municípios, têm possibilidades reais de eleição. Temos também candidaturas competitivas em diversos municípios com mais de 100 mil habitantes, e de grande importância política e econômica — com condições de, no mínimo, dobrarmos nossa bancada de vereadores no estado”.

Ainda segundo Panzera, a reunião definiu um importante caminho político para o estado. Ele explicou que o projeto do PCdoB tem como referência o fortalecimento do governo da presidenta Dilma Rousseff, indicando a necessidade de mudanças mais profundas — em especial na política econômica. “Temos um projeto que constrói uma alternativa de desenvolvimento para o Pará. Um projeto que aproveita as riquezas do estado e que pensa alternativas para a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Nosso discurso político será de fortalecimento de um projeto de Brasil, mas com alternativas ao esquema dos tucanos [PSDB] no estado”.

Pesquisas

No último final de semana foram divulgadas na capital duas pesquisas de intenção de voto que confirmam a preferência do eleitorado pelo projeto da coligação Belém nas Mãos do Povo.

Edmilson Rodrigues aparece no primeiro lugar na pesquisa de intenção de votos Ibope divulgada neste domingo (12) pelo jornal O Liberal. Edimilson tem 42% do total de intenções, 20 pontos percentuais a mais que José Priante (PMDB), que aparece com 22%. Zenaldo Coutinho (PSDB) tem 12% e Arnaldo Jordy (PPS) 7%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em sequência, Jefferson Lima (PP) tem 5%, Anivaldo Vale (PR) 2%, e Alfredo Costa (PT) 1% das intenções de voto. Marcos Rego (PRTB), Leny Campelo (PPL) e Sérgio Pimentel (PSL) não pontuaram. Votos brancos ou nulos somaram 5%, e 3% não souberam ou não opinaram.

Segundo Panzera, apesar de o resultado positivo ser esperado, a divulgação aumenta ainda mais a responsabilidade da campanha. “As pesquisas mostram o grande potencial da vitória de Edmilson e nos enchem de esperança. Mas também nos enchem da reponsabilidade de fazer mais campanha e de movimentar o nosso povo”.

Da redação,
Mariana Viel