Municípios dos Cerrados são os que mais queimam

Dos dez municípios do Piauí que mais fizeram queimadas, oito estão nos Cerrados

Dos dez municípios piauienses que mais promoveram queimadas nos últimos dias, oito são da região dos Cerrados. É o que atesta o satélite de monitoramento de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, São Paulo.

De acordo com os dados do satélite, no período de meia-noite do último dia 19 às 13h30 do dia 20, foram registrados 151 focos de fogo nos Cerrados, 47 deles no município de Uruçuí, a 453 quilômetros ao Sul de Teresina.

Baixa Grande do Ribeiro é o segundo colocado no período, com 39 queimadas, seguido de Sebastião Leal, com 22, Bom Jesus, com 17, e São Gonçalo do Gurguéia, com 13. Corrente, com 9 focos, Ribeiro Gonçalves, com 7, e Currais, com 6, completam a lista dos municípios dos Cerrados que mais promoveram queimadas no período.

Castelo do Piauí, com 10 focos, e São Miguel do Tapuio, com 8, são os únicos municípios de fora da região dos Cerrados que figuram na relação dos dez que mais realizaram queimadas.

Embora a agricultura nos Cerrados use alta tecnologia, na hora de preparar o terreno para o plantio a queimada ainda é o meio mais empregado, por ser o de mais baixo custo.