Lucimara discute democratização da comunicação

Em evento, Lucimara se comprometeu a defender a democratização da comunicação, na Câmara Municipal de Aracaju.

Luciamara_democratização

Na última terça, 28, Lucimara Passos participou do lançamento da Plataforma para uma Comunicação Democrática em Aracaju, ocorrido no Sindicato dos Bancários de Sergipe. Na ocasião, entidades da sociedade civil apresentaram um documento aos candidatos à prefeitura e à Câmara de Vereadores de Aracaju com propostas de políticas públicas relacionadas à democratização da comunicação.

Durante o evento, Lucimara ressaltou a importância de manter o diálogo com todos os grupos e dar continuidade ao debate com a sociedade para a formulação das propostas que serão defendidas na Câmara Municipal.

– É importante sempre estar buscando o diálogo porque ninguém é o dono da verdade e desse diálogo eu acho que sempre surgem bons frutos. Eu fiquei muito feliz com a leitura desse documento e fiz questão de estar aqui – afirmou a futura vereadora.

Democratização em foco

O lançamento contou com a presença do integrante da executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Marco Ribeiro, que enalteceu a plataforma como forma de inserir a democratização da comunicação na discussão dos candidatos.

– Em campanha, vemos pouco os candidatos falando sobre propostas ligadas à comunicação. Queremos inserir essa discussão sobre democratização da comunicação na ordem do dia – comenta Marco Ribeiro.

O documento elaborado pelas entidades da sociedade civil contém 10 pontos para democratizar as comunicações na capital sergipana, como comunicação comunitária, políticas públicas de comunicação, acessibilidade, liberdade de expressão, fortalecimento da comunicação popular e alternativa, transparência e democratização da gestão de comunicação, internet gratuita para a população, dentre outros.

Lucimara revelou que, durante sua vida pública, defendeu efetivamente algumas das ações que estão inseridas na plataforma, como o acesso público à internet.

– Algumas dessas ações, durante minha gestão, eu defendi fazendo parte de grupos que debatiam a gestão municipal como um todo e não só nas pastas por onde passei. Nós começamos um estudo e é provável que não dê tempo de implementar o acesso livre à internet em todos os bairros de Aracaju. A ideia era começar com o Bugio e existe realmente viabilidade nesse projeto. Ou seja, não é nenhum sonho irreal e inalcançável – disse Lucimara.

Ao finalizar seu discurso, Lucimara firmou compromisso com os dez pontos abordados e assinou o documento se comprometendo a defendê-lo na Câmara.

– Concordo plenamente com o documento na íntegra. Não defendo aquilo que não acredito, mesmo que a minha posição seja polêmica. Eu me comprometo com o que está posto na íntegra neste documento.