Setor não manufatureiro da China registra crescimento acelerado

O Índice Gerente de Compras (IGC) do setor não manufatureiro da China, um principal indicador econômico, aumentou 0,7 ponto percentual, atingindo 56,3% em agosto, indicam os resultados de uma pesquisa.

A cifra registrou um ressalto após uma ligeira queda em julho pois o crescimento no setor não manufatureiro se tornou estável, de acordo com os dados emitidos pela Federação de Logística e Compra da China (FLCC) na segunda-feira.

Um IGC acima de 50% indica expansão em relação ao mês anterior, e abaixo de 50% indica contração.

"O ressalto mostra que o setor não manufatureiro desempenhou um papel mais significativo na estabilização do crescimento econômico", disse Cai Jin, vice-presidente da FLCC.

"A recuperação do setor de serviços ao consumidor e a ativa indústria de serviços de informações têm desenvolvido uma fundação sólida para estabilizar o crescimento", indicou Cai.

A cifra seguiu a divulgação no sábado do IGC para o setor manufatureiro da China em agosto, que chegou ao seu nível mais baixo em nove meses ficando em 49,2%.

O IGC não manufatureiro da FLCC é baseado em uma pesquisa de aproximadamente 1,2 mil empresas em 27 setores, incluindo transporte, bens imobiliários, serviço de bufê e desenvolvimento de software.

Fonte: Rádio Internacional da China