Luciano: “Agressão e injúria não impedem nosso avanço"
Em discurso feito ao final da caminhada no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, na noite de terça-feira (11) Luciano Siqueira (PCdoB), candidato a vice-prefeito do Recife na chapa da Frente Popular encabeçada pelo socialista Geraldo Julio, traduziu toda a surpresa e indignação da campanha e da Frente diante da série de agressões por parte dos adversários, seja no guia eleitoral, seja em debates e pela imprensa.
Publicado 13/09/2012 13:43 | Editado 04/03/2020 16:56
Luciano cita Dom Hélder: "Se tu diferes de mim, tu me enriqueces"/ Fotos: Andréa Rego Barros
“Nesta eleição, o que nós menos esperávamos é que viesse da campanha de um companheiro, de um amigo de muitas lutas, de gente que está junto com a gente no governo do Estado liderado por Eduardo Campos, de gente que está com a gente no governo Dilma, gente que caminhou com a gente nas campanhas vitoriosas de Lula e de Eduardo, gente que tem conosco amizade e companheirismo, nunca imaginávamos que de lá viesse agressão, a injúria, a acusação equivocada, a difamação e a tentativa de impingir a Geraldo, a nossa campanha, perante o povo, a ideia de que nós estivéssemos mentindo”, disse Luciano a uma plateia atenta, em referência clara à campanha do petista Humberto Costa.
“Primeiro, nossa surpresa. Segundo, nossa indignação. Terceiro, nossa pronta resposta, firme, para dizer claro ao nosso povo, para deixar claro que aqui neste candidato, nesta Frente Popular, ninguém bate impunemente. Mas, nossa resposta é firme, é decidida: mentira é de que acusa a gente de mentiroso”, desabafou.
"Ninguém ganha batendo no outro, tentando colocar gosto ruim naquilo em que o povo coloca gosto bom”, avaliou o candidato comunista
Segundo ainda Luciano, isso não impedirá o avanço da campanha progressista. "Nossa resposta é firme, mas nós não vamos parar nossa caminhada junto com o povo, não vamos deixar de avançar, não vamos parar no meio do caminho para responder acusações indevidas. Não. Damos a resposta e seguimos adiante. Seguimos adiante neste caminho que está sendo entendido pelo povo e é por isso que em todas as pesquisas Geraldo cresce em todas as faixas da população”.
“Ninguém ganha batendo”
“Ao longo da vida quem de nós não já viu baterem, agredirem, acusarem indevidamente as pessoas?”, questionou, lembrando em seguida que, no período da ditadura militar, Dom Hélder Câmara, “acusado de tudo e até proibido de aparecer como notícia nos jornais, nas rádios, na televisão”, nunca perdeu a serenidade.
“E é de Dom Hélder esta frase: “Se tu diferes de mim, tu me enriqueces”, ou seja, pode discordar, eu tenho a minha opinião, o outro tem a dele. Não há problema, é da democracia”, afirmou.
“E aqueles que se perderam desde o começo, aqueles que perderam a razão e o discurso já não sabem o que fazer. Parece um time de futebol que está perdendo o jogo e em vez de se organizar, ajustar a tática do jogo, passa a reclamar do juiz porque o outro time tem fulano e tem sicrano, é isso e é aquilo. Ninguém nunca viu alguém ganhar batendo no outro, esculhambando o outro, tentando colocar gosto ruim naquilo em que o povo coloca gosto bom”, avaliou o candidato comunista.
Cumplicidade com o povo
Ainda em seu pronunciamento, Luciano contou que, ali mesmo, naquela caminhada, o governador lhe disse: “Só encontro confiança, só encontro alegria. Penso que aqui, também nessa área as pessoas estão vibrando”. “Não deu para dizer a Eduardo naquele tumulto, em meio a abraços e cumprimentos, mas me veio à mente mais uma vez a certeza de que existe uma relação de cumplicidade, de confiança, uma relação de convergência de ideias e de sentimentos entre Geraldo Julio e o povo do Recife”.
“Portanto, companheiros e companheiras, tranqüilidade, serenidade, olhos e ouvidos atentos para ver e ouvir o que dizem no rádio e na televisão, não para bater também, mas para esclarecer as pessoas, esclarecer o amigo, o vizinho, o parente, o colega de trabalho, de escola, esclarecer o que se passa e, sobretudo, sorrir o sorriso tranqüilo de quem tem a convicção de que está no caminho certo, de que marcha com o povo, de que caminha para a vitória, para que esta sensação incrível, maravilhosa, de que uma onda 40, que não para de crescer, esta onda de Geraldo prefeito, que ninguém vai interromper com acusações, com agressões”.
Luciano fez apelo ao povo de Jardim São Paulo. “Ao terminar esta caminhada, ao viver mais uma vez esta vibração de unidade, de paz, de convicção e de certeza de que nós caminhamos para vencer, vamos manter a nossa tranquilidade e nosso sorriso, com a convicção de que nó estamos nessa batalha sob a liderança de Geraldo Julio, percorrendo o caminho que é o caminho do povo e o povo está caminhando conosco”.
Fonte Site do Deputado Luciano Siqueira.