Modelo computarizado prevê triunfo de Obama nas eleições

Um modelo computarizado sobre as eleições de novembro nos Estados Unidos mostrou que se o presidente Barack Obama vencer a eleição por três pontos percentuais obterá 322 votos eleitorais e Mitt Romney 206, informou nesta quinta-feira (20)a emissora CBS.

Esta margem está baseada na vantagem média que existe na atualidade para o atual presidente nas últimas pesquisas.

Obama obteria o triunfo em quase todos os chamados "estados chave", incluindo Ohio, Nevada, New Hampshire, Iowa, Colorado e Virginia. Teria uma vitória apertada na Flórida, enquanto na Carolina do Norte seria derrotado pelo candidato republicano.

O exercício não se constitui em um prognóstico, mas uma aproximação relativa ao possível resultado que leva em consideração as condições do momento, a poucas semanas das eleições presidenciais, assinala a CBS.

A simulação foi baseada em dados recolhidos pela emissora e a empresa californiana YouGov, especializada nesse tipo de exercício.

Para que um candidato triunfe é preciso obter 270 votos eleitorais, no mínimo. Uma vantagem na quantidade de votos populares não determina de forma automática o triunfo de um candidato à Casa Branca.

Fonte: Prensa Latina