Mujica proclama guerra contra desigualdade e pobreza

O ministro de Defesa do Uruguai, Eleuterio Fernández, inaugurou nesta segunda-feira (8) a 10ª Conferência de Ministros de Defesa da América, realizada em Punta del Este, chamando a paz mundial e com críticas contra os Estados Unidos e o sistema interamericano de defesa.

O presidente uruguaio, José Mujica, disse que “a grande guerra é contra a desigualdade e a pobreza” ele explicou que o continente americano conta com grandes recursos naturais e humanos, mas ainda mantém uma grande dívida social. 

No discurso inaugural, Fernández disse ser de “uma geração que nasceu e cresceu com a ameaça nuclear” e advertiu que a tecnologia existe hoje em dia “pode destruir toda a vida no planeta”.

Também falou sobre a coincidência do encontro com o 60º aniversário da criação da Junta Interamericana de Defensa, em 1942. “Tem a minha idade, está velha, estou velho, e nasceu em um momento que aconteciam coisas muito feias no mundo”, manifestou.

O vice-ministro uruguaio de Defesa e o secretário pró-tempore das reuniões previstas para a Cúpula, Jorge Menéndez, realizadas no domingo (7), indicou que o pedido argentino sobre a soberania das ilhas Malvinas, que tem o apoio da maioria dos países sul-americanos, tem sido um dos temas abordados para formar parte da agenda.

No fórum participam delegações de 29 dos 34 países aderidos na conferência. Os principais assuntos da Conferência se concentram nos desastres naturais, as missões de paz e a segurança hemisférica, além da vigência do sistema interamericano. A próxima Conferencia de Ministros de Defesa da América, que é secionada a cada dois anos desde 1995, será no Peru.

Com TeleSur e Prensa Latina